Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
09 AGO 2015
“Operação Quintal Limpo” começa dia 17

Iniciativa da Prefeitura é medida de prevenção para eliminar criadouros do mosquito que transmite a dengue

A Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizam a partir deste mês de agosto o “Projeto Quintal Limpo”. A ação visa o recolhimento de materiais que possam acumular água nos quintais e servir de criadouro para o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
A operação será realizado por etapas, do dia 17 de agosto até 01 de setembro. Toda cidade foi dividida estrategicamente, e será contemplada gradualmente, conforme um cronograma estabelecido pela coordenação.
De acordo com o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, trata-de se uma ação preventiva, no período de seca, para que quando chegar o período chuvoso não hajam criadouros nos quintais.
“Assim evitaremos os casos de dengue, ficando livres de uma nova epidemia da doença, como a que passamos neste início de 2015”, explicou.
Há mais de 30 dias a cidade não registra um caso da doença, o que segundo os protocolos técnicos de saúde, caracteriza uma situação de interrupção do ciclo de transmissão.
“Mas para obtermos sucesso nesta empreitada precisamos que a comunidade faça a sua parte descartando os criadouros. Todos devem colaborar”, ressaltou Célio.

Funcionamento
A operação de coleta será realizada apenas na segunda e terça-feira de cada semana.Os moradores de cada área serão avisados com antecedência por meio de carro som, filipetas, jornais, rádio e internet. Os agentes de saúde e os agentes de saneamento também percorrerão os bairros orientando os moradores.
Desta forma, os moradores de cada região terão tempo hábil para retirar de seus quintais todos os materiais inservíveis, como vasos, pneus, utensílios, móveis e outros objetos que possam reter água.
Os materiais descartados devem ser depositados junto à guia de sarjeta, para facilitar o recolhimento. Não serão coletados entulhos de construção e nem podas de árvores; este tipo de material deve ser descartado pela população nos 5 Ecopontos espalhados pela cidade.
É importante que a população fique atenta às datas de coleta, pois não haverá novo recolhimento após a passagem da equipe da Operação Quintal Limpo.

- SETOR 1: Dias 17 e 18 de agosto
Bairros atingidos: Sílvia Covas, Esplanada, Pereirinha, Tropical, Gualter Monteiro, Haroldo Camilo, Osvaldo Vizoni e Santa Leonor

- SETOR 2: Dias 24 e 25 de agosto
Bairros atingidos: Tóquio, Distrito Industrial, Eldorado, Santo Antônio, Fátima, Vila América, Chácara Mirage e Alphaville