Quinta-feira, 28 de Março de 2024
05 SET 2015
Operação Quintal Limpo chega à última fase
Agentes de saneamento realizaram o serviço de bloqueio e eliminação de criadouros
Por conta do feriado de 7 de setembro, a Operação Quintal Limpo será realizada nos dias 08 e 09, terça e quarta-feira, em diversos bairros da cidade. Esta é a última fase da Operação, que percorreu toda a cidade eliminando criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
Na quarta e última etapa, deverão fazer a limpeza de seus quintais, os moradores dos bairros Pevi, São Francisco, Gimenes, Aparecida, Planalto, Florença, Rosa Alberton, Jardim Tinô, Residencial Benone Soares de Queiroz, Centro, Vila Gardim, Vila Paulista, Jardim Shangrilá, Jardim Boa Vista, Vila Santos, Vila Edejama, Vila Rocha, Vila Altimari, Florença, Vila Matheus.
Os moradores dessas regiões devem depositar os materiais que serão eliminados, junto à guia de sarjeta. Não serão recolhidos podas de árvore e entulhos de construção. Os agentes de saúde e saneamento percorreram os bairros orientando os moradores, além de carros de som.
Desde a primeira etapa da Operação Quintal Limpo, já foram recolhidas 246,18 toneladas de materiais que poderiam acumular água e se transformar em criadouros de dengue. Segundo o secretário de Saúde, Alex Marques Cruz, essa é uma medida preventiva realizada no período de seca para evitar novos casos da doença.
“Estamos há 30 dias sem registrar nenhum caso de dengue e portanto, voltamos a interromper a transmissão. As ações de combate devem ser intensificadas neste momento para que não tenhamos novos casos no final do ano e em 2016”, explica.

Ações de combate
O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde segue com o trabalho contínuo de limpeza e orientação sobre a dengue. Nesta semana, os agentes de saneamento executaram o trabalho de bloqueio e eliminação dos criadouros do bairro Pereirinha.
“Os trabalhos de prevenção à dengue devem ocorrer de forma contínua. Essa foi uma das orientações do encontro estadual realizado nesta quinta-feira, dia 03, em São Paulo, com o objetivo de definir estratégias para prevenção da dengue em 2015 e 2016”, destacou o secretário de Saúde.