Sexta-feira, 29 de Março de 2024
25 SET 2015
Daep inicia implantação de norma em seu laboratório de análises
O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) iniciou neste mês o processo para implantação da Norma NBR ISO/IEC 17025. Esta norma estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a competência de laboratórios em fornecer resultados de ensaio e/ou calibração tecnicamente válidos.
O laboratório de análises do Daep é responsável pela avaliação da qualidade da água bruta e da tratada que é distribuída à população. Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a implantação traz a credibilidade às análises do laboratório.
“Além disso, a implantação da norma atende às exigências dos órgãos ambientais e o cumprimento da portaria do Ministério da Saúde 2914/11 que trata do controle de qualidade da água distribuída à população. Com essa acreditação, o Daep passa a ter reconhecimento não só em nível nacional, como também internacional”, destaca a presidente.

Implantação
Ainda segundo a presidente do Daep, o período de implantação dos requisitos exigidos pela Norma NBR ISO/IEC 17025 será de 20 meses.
“Nos 10 primeiros meses será feita a preparação do laboratório, equipamentos, capacitação dos servidores e melhoria nos procedimentos de operação para seguir as novas regras técnicas. No outro período de 10 meses, o Daep fará a contratação do INMETRO para validar todo o processo”, explica.
Para auxiliar o processo de implantação, foi contratada a empresa de consultoria Proagua Consultoria ambiental Ltda de Franca (SP), vencedora de processo licitatório. A empresa já iniciou os serviços que são acompanhados pela bióloga Rosane de Fatima Centenaro Dantas, responsável pelo laboratório do Daep.