Sexta-feira, 29 de Março de 2024
08 OUT 2015
Mais de 450 rampas de acessibilidade já foram construídas na área central
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, ao todo serão 680 rampas, melhorando a acessibilidade no município

Novos cruzamentos na região central de Penápolis receberam, nesta semana, rampas de acessibilidade. Atualmente, a equipe de manutenção urbana trabalha no cruzamento da avenida Eduardo de Castilho e rua Mário Sabino. A instalação de rampas de acessibilidade atende a um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura de Penápolis. De um total de 680 rampas previstas no TAC, já foram instaladas 456 na área central. As rampas restantes serão construídas ao longo dos próximos meses.
O secretário municipal de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, explica que as rampas estão sendo implantadas inicialmente na área central da cidade. “É nesta região onde estão concentrados órgãos públicos, agências bancárias e prestadores de serviços. Posteriormente, serão feitas rampas nas áreas comerciais dos bairros”, disse.
Além da região central, a Prefeitura implantou rampas em outros locais como o Ceim Anália Braga, Unidade Básica de Saúde da Cidade Jardim, Estádio Municipal, entre outros.
“As rampas garantem o acesso a todas as pessoas com mobilidade reduzida, sejam deficientes físicos, idosos, obesos. As adequações seguem o Decreto Federal nº 5.296/2004, que estabelece normas para a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”, esclarece.
De acordo com essa legislação, as rampas têm inclinação máxima de 8,3%, com acabamento antiderrapante e pintura de demarcação de solo utilizando tinta especial para pisos. Os serviços prosseguem ao longo dos próximos dias atendendo outros pontos centrais.