Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
29 OUT 2015
Crise Econômica: Com exceção de serviços essenciais, Prefeitura reduz horário de repartições para economizar
Seguindo a tendência de diversos municípios do Estado, expectativa é reduzir gastos com energia, telefone, combustível e insumos

Entra em vigor a partir do próximo dia 03 de novembro, em caráter emergencial e experimental, o novo horário de expediente das repartições públicas municipais de Penápolis. A decisão, tomada para proporcionar economia aos cofres públicos, está regulamentada pelo Decreto nº 5074, publicado hoje na imprensa.
Assim, fica estabelecido o horário de funcionamento de 06 horas diárias, com intervalo de 15 minutos para descanso durante a jornada. A partir do dia 03, próxima terça-feira, os funcionários municipais trabalharão das 07h às 13h; sendo o expediente ao público das 07h30 às 12h.
A exceção ocorre com as repartições ligadas às secretarias municipais de Saúde e Educação. Estas não sofrerão modificações em suas rotinas, pois são serviços essenciais.
O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e a Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis) também ficam de fora do decreto. Embora haja, da mesma forma, a necessidade de redução de gastos neste setores, a direção dos mesmos está atuando com outras medidas de economia.
No caso do Daep, a redução do expediente não será possível pois o departamento trabalha com saneamento básico, cuidando da coleta do lixo, tratamento e distribuição de água, tratamento de esgoto, entre outros inúmeros serviços que não podem ser interrompidos. Quanto à Emurpe, a empresa realiza diversas obras de convênios, que têm prazos para serem cumpridos e não podem ser extrapolados.
A jornada mais enxuta dos servidores não proporcionará qualquer prejuízo aos salários.

DECISÃO
De acordo com o decreto, a Administração Municipal tomou a decisão de reduzir o funcionamento considerando a necessidade extrema de adequar as finanças do município, em face da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Nosso país está diante de uma crise econômica muito grave, que afeta a arrecadação das receitas municipais. Para chegar a essa decisão, nós consideramos também o aumento significativo da inflação, que foi gerado principalmente pela elevação do preço da energia elétrica, dos combustíveis e dos insumos em geral”, comentou o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira.
Ele informou que foi considerado ainda o alto valor de precatórios trabalhistas que a Prefeitura tem de pagar. “Esses pagamentos consomem um grande percentual das receitas do Município”, destacou.
“Medidas para contenção de despesas são necessárias para garantir a prestação de serviços essenciais à população, como Saúde e Educação. Diversos municípios do Estado de São Paulo e também de outros estados já aderiram a esta medida como alternativa para equilibrar as contas públicas”, citou o prefeito.
Célio de Oliveira enfatizou que a redução de horário proporcionará efetiva economia nas despesas de energia elétrica, telefone, material de consumo, combustíveis, sem afetar em demasia o atendimento à população.
A medida de redução do horário de funcionamento das repartições municipais permanece em vigor até 31 de dezembro de 2015, quando, após avaliação de seus efeitos, poderá ou não ser prorrogada.