Sexta-feira, 29 de Março de 2024
31 OUT 2015
Focos de dengue devem ser eliminados dos cemitérios
Os vasos fixos devem conter areia grossa até a borda superior
A Prefeitura de Penápolis por meio da Secretaria Municipal de Obras realiza desde a semana passada serviços de manutenção e pequenos reparos nos Cemitérios “Santa Cruz” e “Jardim da Paz” para melhor receber os visitantes durante o Dia de Finados. Em contrapartida, os visitantes também devem fazer a sua parte e eliminar os possíveis criadouros do mosquito da dengue.
Com a chegada do Dia de Finados, a população deve ficar atenta aos vasos, aos enfeites plásticos, aos vasos de flores naturais embalados, já que podem acumular água parada e se tornarem criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
No caso de vasos fixos, o ideal é que as pessoas depositem apenas flores artificiais, cimentando até a borda superior e que ainda providenciem furos no fundo dos recipientes para escoamento de águas que podem se acumular no vaso.
“Os recipientes utilizados nas homenagens acabam tornando-se um grande problema de saúde pública, acumulando água parada e criando o mosquito da dengue. Com esses cuidados básicos, é possível prestar as homenagens no Dia de Finados, sem problemas de focos do mosquito transmissor pelos cemitérios”, explicou o chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Vlademir Marangoni Filho.
Na próxima segunda-feira (02), Feriado de Finados, a equipe da Vigilância Epidemiológica estará presente na Necrópole Municipal de Santa Cruz e na Necrópole Jardim da Paz, para orientar os visitantes sobre os cuidados que evitam a proliferação do mosquito. A iniciativa conta com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra local.

Casos de dengue
Em 2015, Penápolis apresentou até o dia 27 de outubro, 3.119 casos confirmados de dengue e 8 óbitos. Somente neste mês de outubro, foram positivados 3 casos da doença. “Precisamos da colaboração de toda a comunidade penapolense nesta luta. Vamos procurar em nossas residências locais que possam armazenar água parada e eliminarmos estes recipientes”, finalizou Marangoni.