Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
08 NOV 2015
Alphaville, Cidade Jardim e Parque Industrial têm nova iluminação
No Alphaville, foram retiradas as lâmpadas de vapor de mercúrio e instaladas as de vapor de sódio com luminosidade mais forte
Mais uma etapa do Projeto Lâmpada Amarela foi concluída nesta semana com a instalação de novas luminárias no Jardim Alphaville, Cidade Jardim e Parque Industrial. Nesses locais foram substituídas lâmpadas de vapor de mercúrio, mais fracas, por lâmpadas de vapor de sódio com maior poder luminosidade.
Ao todo o Projeto contemplará 1.288 pontos espalhados por toda a cidade. Os serviços são executados pela empresa Engeluz Iluminação e Eletricidade Ltda, vencedora da licitação pública.
No Jardim Alphaville foram retiradas as lâmpadas de vapor de mercúrio de 80 watts e instaladas 56 luminárias com lâmpadas mais fortes, de vapor de sódio.
Além de iluminar menos, o mercúrio presente nessas lâmpadas é altamente poluidor, podendo contaminar o solo e mananciais, caso não tenha o descarte adequado. As lâmpadas de vapor de sódio instaladas têm melhor durabilidade e maior eficiência luminosa.
Segundo o prefeito Célio de Oliveira, o Projeto Lâmpada Amarela é um investimento feito com a CIP (Contribuição de Iluminação Pública). “Tivemos grande resistência com a aprovação desta taxa, mas as melhorias estão aí e contam com grande apoio da população. Esse investimento tem reflexo principalmente pelo reflexo na segurança”, destaca o prefeito.

Industrial e Cidade Jardim
Na região do Parque Industrial, foram substituídas 88 lâmpadas. O Projeto contemplou a avenida João Fattori em toda a sua extensão com a troca de 68 pontos, inclusive próximo a Incubadora de Empresas. Foram instaladas lâmpadas de vapor de sódio de 100 watts.
A avenida Mato Grosso também recebeu a melhoria, em toda a sua extensão. Foram 50 pontos de iluminação substituídos por lâmpadas mais fortes de vapor de sódio.
Também foi concluída a segunda etapa da nova iluminação do bairro Cidade Jardim. Nesta etapa, foram retiradas 164 lâmpadas, incluindo algumas de vapor de mercúrio.
Foram instaladas lâmpadas de vapor de sódio, sendo 115 de 100 watts, 39 de 150 watts e 12 de 250 watts. Dois novos conjuntos de iluminação foram instalados na avenida Santa Leonor, próximo ao Clube de Campo Lago Azul.