Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
11 NOV 2015
Vigilância alerta sobre perigos e prevenção ao aparecimento de escorpiões
Esconderijos ficam nos entulhos, embaixo de pedras, tijolos, telhas e madeiras empilhadas. Escorpiões procuram locais para se alimentarem de baratas e outros insetos

Os moradores de Penápolis devem ficar atentos aos cuidados para prevenir o aparecimento de escorpiões. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica, orienta a população sobre primeiros socorros e medidas de controle individual e ambiental no sentido de minimizar a presença e consequentemente os acidentes com escorpiões.
Os escorpiões são animais peçonhentos que inoculam seu veneno por um ferrão na ponta da cauda. Na natureza existem 1.600 espécies de escorpiões conhecidas e os tipos mais comuns na região de Penápolis são os popularmente chamados de marrons e os amarelos, sendo que estes últimos são considerados mais venenosos.
O Chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, o médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, explica que os escorpiões podem ser encontrados nos mais variados ambientes, em esconderijos juntos às habitações humanas, próximos a córregos, cemitérios, construções e linha férrea.
“Também se escondem próximos às residências, principalmente em entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas, madeiras empilhadas, esgotos. Dentro das casas, atenção especial deve ser dada na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas e outros insetos”, alerta Marangoni.
Por isso, a importância de se combater a presença de insetos, como as baratas, pois a presença destes torna os locais atrativos para o aparecimento de escorpiões. Os banheiros também devem receber um cuidado especial.
Marangoni também orienta que as pessoas devem evitar andar descalças durante a noite, pois os escorpiões apresentam hábitos noturnos o que aumenta a possibilidade de acidentes. Em caso de acidente, a pessoa deve procurar, imediatamente, o atendimento médico.
“Em caso de picadas, não se deve amarrar ou fazer um torniquete, não aplicar nenhuma substância no local, não cortar, perfurar ou queimar o local da picada. O procedimento correto é lavar bem o local com água e sabão e buscar com a maior urgência possível o atendimento médico”, finaliza.
Em caso de aparecimento do animal, o Serviço de Vigilância Epidemiológica deve ser acionado rapidamente, através do telefone 3652.7802.

Como evitar acidentes:
- Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;
- Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
- Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;
- Evite que lençóis toquem no chão;
- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
- O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou pé no escorpião.

Como evitar o aparecimento dos escorpiões:
- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências;
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
- Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;
- Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;
- Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).
- Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais.

(Fonte: Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde)

Secom - PMP