12 NOV 2015
Daep recebe Prêmio da Fundação Banco do Brasil
Fundação premiou o projeto de preservação dos recursos hídricos, na categoria Gestores Públicos

Na noite de terça-feira, dia 10, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, na categoria Gestores Públicos, com o projeto “A Importância do Planejamento para a Preservação dos Recursos Hídricos”, desenvolvido pelo Daep e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado.
O Daep foi representado na premiação pela diretora administrativa, Vera Lúcia Nogueira, e pelo chefe do Serviço de Custos, Eduardo Dias Rueda. Penápolis foi premiada com R$ 25 mil, que serão investidos na continuação do projeto.
O projeto penapolense concorreu com outros dois; um de Caxias do Sul (RS) e outro de São Paulo (SP), na categoria Gestores Públicos.
A iniciativa também foi premiada como Melhor Vídeo de apresentação. Esse vídeo pode ser visualizado no link: www.youtube.com/watch?v=vwSZBzBpaeU.
De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, o projeto traz o trabalho de recuperação e preservação do único manancial de abastecimento de Penápolis realizado durante anos pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado.

Projeto
Um estudo realizado em 1991 identificou que as áreas de matas naturais da bacia do Ribeirão Lajeado foram reduzidas em mais de 90%, cedendo lugar à agricultura (cana de açúcar) e à pecuária. As consequências do processo de erosão e assoreamento na bacia do Ribeirão Lajeado geraram a redução da quantidade e da qualidade da água.
“O planejamento de ações resultou na preservação do manancial, que até então estava destinado à extinção, devido ao alto grau de degradação causada pelo cultivo da cana de açúcar”, explicou Sílvia Shinkai.
“As plantações haviam tomado o lugar das matas ciliares, provocando a erosão e desaparecimento das áreas de baixadas nascentes”, acrescentou ela.
Para reverter a situação, foram realizados trabalhos de recomposição da mata ciliar, manejo do solo, conservação das estradas rurais e conscientização dos produtores rurais.
“A premiação é fruto de 20 anos de planejamento e de ações de preservação da mata ciliar e de cuidados com o Ribeirão Lajeado. Como resultado, temos em Penápolis uma situação tranquila de abastecimento de água, mesmo em tempos de uma grave crise hídrica”, comemorou a presidente do Daep.