Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
17 NOV 2015
Carroceiros recebem certificados, coletes, habilitação e placas de identificação
Os carroceiros cadastrados receberam identificação com a instalação da placa, entrega de coletes e habilitação
Ações fazem parte do projeto Carroceiro Cidadão, criado para organizar a atividade e preservar o meio ambiente através do descarte correto de resíduos sólidos

Ontem (16) dezenas de carroceiros se concentraram na frente do Paço Municipal para a segunda etapa do projeto Carroceiro Cidadão. Na oportunidade eles receberam os certificados do curso de capacitação, realizado recentemente pela Prefeitura de Penápolis e Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto). Os profissionais receberam ainda a identificação de suas carroças com placas, coletes do projeto e habilitação para conduzir o veículo de tração animal.
Também neste dia todos os carroceiros cadastrados e capacitados pelo projeto puderam fazer o agendamento de consulta veterinária gratuita para seus cavalos e éguas, junto ao Serviço de Vigilância Epidemiológica. A intenção é verificar as condições de saúde dos animais e orientar sobre os cuidados com a alimentação deles. Médicos veterinários da prefeitura estiveram na oportunidade fazendo um trabalho de sensibilização.
O objetivo do projeto Carroceiro Cidadão é orientar e conscientizar os profissionais da área sobre as formas corretas de proceder na atividade, para o bem da coletividade.
A primeira capacitação gratuita dos carroceiros ocorreu no dia 09 de novembro e contou com a participação de 20 profissionais. Foram abordados temas como noções de trânsito de carroça, cuidados com o animal e educação ambiental. O projeto carroceiro cidadão conta com o envolvimento das secretarias de Saúde, Trânsito e Mobilidade Urbana, Governo e Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).

Valorização
O aposentado Miguel da Silva Justino, de 67 anos, morador do bairro Tropical, é um dos carroceiros que se cadastrou e participou do curso. Ontem, ele também esteve no Paço Municipal para receber seu novo kit de trabalho.
“Eu trabalho há 5 anos com carreto para complementar minha renda. Eu me aposentei, e ganho muito pouco. Foi por isso que comecei a trabalhar com a carroça, para poder ganhar um dinheirinho a mais. O curso foi muito bom para mostrar a importância do nosso trabalho e aprender mais sobre a profissão”, afirmou.
Trabalhando com a carroça há 18 anos, o aposentado Manoel Rodrigues, morador do Jardim Del Rey, também avaliou como positivo o projeto “Carroceiro Cidadão”. “Gostei principalmente das orientações sobre os cuidados com o animal. Agora teremos o acompanhamento de um veterinário para cuidar dele cada vez melhor. Isso é ótimo, porque o cavalo é nosso instrumento de trabalho e companheiro”, destacou Manoel.

Exemplo
O carroceiro Sebastião Rodrigues, o primeiro a ter sua carroça emplacada, também foi um dos destaques em relação aos cuidados com o seu animal.
Segundo o médico veterinário da Prefeitiura, Wilton José de Oliveira, “Seu Tião” sempre manteve sua égua Alazã em excelentes condições, sendo um exemplo para os outros profissionais.
“Seu Tião é um dos carroceiros mais antigos da cidade e é um exemplo no respeito com o animal, mantendo-o extremamente bem cuidado e saudável. Nós o conhecemos de longa data”, destacou o veterinário.
O prefeito Célio de Oliveira agradeceu a confiança dos profissionais na realização deste projeto. “Queremos incentivar o trabalho consciente e estimular a população a usar os serviços destes carroceiros cadastrados, pois eles são responsáveis por executar o trabalho corretamente”, explica.
“Com isso, combatemos àqueles que não participaram do projeto e não executam o seu trabalho seguindo às leis e orientações sobre o descarte correto dos entulhos e cuidados com os animais”, completa.
“Nesse sentido, solicitamos que todos contratem os serviços dos carroceiros cadastrados na prefeitura. Consequentemente, os moradores estarão valorizando quem foi capacitado com noções de trânsito, trato correto do animal e descarte dos resíduos sólidos em lugar adequado”, conclui o prefeito.

Lista
A lista com os carroceiros já cadastrados no projeto “Carroceiro Cidadão” está disponível no site da Prefeitura www.penapolis.sp.gov.br e do Daep, www.daep.com.br
Os carroceiros que não participaram desta primeira capacitação terão uma nova oportunidade no mês de dezembro. Para participar é só se inscrever no Daep, localizado na avenida Adelino Peters, 217 – Jardim São Vicente. Os interessados também podem procurar a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, localizada no Paço Municipal (Marginal Maria Chica, 1400), com atendimento das 7h30 às 12h30.

Secom - PMP
16/11/2015
Projeto "Carroceiro Cidadão"

Na de segunda-feira, dia 17 de novembro, os carroceiros que trabalham em Penápolis participaram da segunda etapa do Projeto "Carroceiro Cidadão", realizado pela Prefeitura Municipal e Daep. Numa primeira etapa eles foram cadastrados, fizeram um curso de capacitação, e hoje receberam seus certificados carteirinhas para habilitação e coletes de identificação. Suas carroças também foram emplacadas hoje. Assim, a população deve se utilizar dos serviços destes profissionais legalizados, já que através deste projeto poderão ter a garantia de que o descarte dos resíduos transportados por eles têm destino correto. Pontos para a cidadania e o meio ambiente!