Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
18 NOV 2015
Daep divulga resultado de pesquisa de satisfação
O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizou uma pesquisa de satisfação com a população penapolense. A pesquisa foi feita em conformidade com a norma NBR ISO 9001:2008, para a medição periódica da satisfação sobre a qualidade dos serviços prestados a população.
A pesquisa apontou um índice de satisfação de 93,73% pelos serviços prestados pelo Daep. Quando questionados sobre o bom atendimento à população, os 94,39% responderam positivamente. Cerca de 38% dos entrevistados avaliaram como ótima a qualidade da água distribuída em Penápolis.
Também foram avaliados quesitos como interrupção no fornecimento, economia de água, prazos de atendimento de solicitações de serviços, como mudança de cavaletes, ligações novas, entupimento de esgotos, coleta de lixo, coleta seletiva, remendo de asfalto, varrição de ruas, atendimento telefônico e pessoal, coleta de animais mortos, limpeza de caixa d’água e educação ambiental.
Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a pesquisa é um instrumento para nortear ações de melhoria dos serviços da instituição.
“Num contexto geral, os serviços que necessitam de melhoria são os serviços de varrição de rua e o remendo de asfalto dos serviços feitos após manutenções no sistema de distribuição. Por meio da pesquisa, conseguimos identificar os pontos mais falhos dos serviços e implantar melhorias nestes aspectos”, explica.
Com as informações da pesquisa, a direção do Daep reuniu todos os responsáveis pela prestação dos serviços e elaborou um plano, traçando ações corretivas para serem implementadas a curto, médio e longo prazo.

Normatização
O Daep é certificado com a norma NBR ISO 9001:2008 desde 2004. A norma é uma ferramenta voltada ao aperfeiçoamento dos serviços ofertados pelo departamento. Entre os benefícios da norma estão: manutenção do sistema de gestão da qualidade, planejamento das ações, melhoria continua dos serviços por meio de análise critica dos processos.
O Daep é um pioneiro na obtenção desta certificação para órgãos públicos e é considerado um modelo para outros municípios. Neste mês, o Daep passará por um novo pelo processo de supervisão e auditoria da Fundação Vanzolini, responsável pela certificação da norma NBR ISO 9001:2008.

Secom - PMP