Quinta-feira, 28 de Março de 2024
22 NOV 2015
Célio consegue renovação de convênio de R$ 1 milhão para o Cisa
Serão feitos repasses mensais a partir de janeiro de 2016

Após intensa reivindicação junto à Secretaria Estadual de Saúde, o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, anunciou que foi autorizada a renovação de um convênio, no valor de R$ 1 milhão, destinado à manutenção dos serviços prestados pelo Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde).
Célio revelou que a notícia da autorização do convênio foi dada pelo Secretário Adjunto da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Wilson Polara, com quem manteve audiência na última semana, na capital.
“É com muita alegria que anunciamos à população usuária dos serviços do Cisa, e também aos funcionários do consórcio, que após muita luta o Governo do Estado autorizou o repasse desses recursos”, comemorou o prefeito, ressaltando as dificuldades financeiras do órgão, agravadas com a atual crise pela qual passa o país.
“Serão 12 parcelas de aproximadamente R$ 80 mil mensais, a partir de janeiro de 2016, o que no final do ano totalizarão R$ 1 milhão, investidos naquele serviço extremamente essencial”, explicou ele.
O prefeito revelou que, no ano de 2014, esse mesmo convênio possibilitou inúmeros avanços para o Cisa, como por exemplo a contratação de mais médicos para as especialidades que já existiam no consórcio, além da contratação de novos médicos de outras áreas, aumentando o número de especialidades disponíveis para a população. Também foi possível a aquisição de equipamentos e contratação de serviços para agilizar o diagnóstico de exames.
“Mas infelizmente em 2015 não tivemos mais esse aporte do governo, dificultando muito a situação financeira do Cisa. Por isso estivemos batalhando para resgatar o convênio, tão necessário para sua manutenção”, comentou Célio de Oliveira.
“A assinatura do convênio deve ocorrer nas próximas semanas, conforme nos garantiu o Dr. Wilson Polara. Estamos apenas aguardando o chamado do governo para retornarmos à São Paulo e assinarmos os documentos”, disse.

Alívio
Ele ainda comentou que o valor dos repasses mensais contribuirá para a diminuição da dívida do consórcio, que acumula déficits mensais.
O Cisa foi o primeiro consórcio de saúde criado no Brasil, e na época do seu surgimento, em 1986, o Governo do Estado colaborava com cerca de 90% dos recursos financeiros para sua manutenção, entretanto, nos últimos anos, não existia mais nenhum tipo de ajuda financeira. Como a participação do Sistema Único de Saúde, do Governo Federal, não é suficiente, e os municípios por sua vez não tem fôlego para bancar tudo, começou a ser gerado um déficit.
Segundo o prefeito Célio, o retorno destes repasses para o custeio do Cisa terá um reflexo positivo na sua prestação de serviços.
O Cisa é presidido pelo prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, e conta com 7 municípios: Penápolis, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Luiziânia, Glicério e Alto Alegre.