Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
22 NOV 2015
Santa Casa busca adequações para inclusão em programa de apoio do Governo
Ainda durante seu encontro com o Secretário Estadual Adjunto da Saúde, Wilson Polara, nesta semana em São Paulo, o prefeito Célio de Oliveira tratou da inclusão da Santa Casa de Misericórdia local no Programa Santa Casa Sustentável.
“Estamos engajados numa luta intensa para concretização deste plano. O Programa Santa Casa Sustentável é um importante projeto de auxílio financeiro às instituições filantrópicas”, explicou o prefeito.
“Ele é bancado pelo Governo do Estado de São Paulo com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de um parque hospitalar de referência, que seja capaz de prestar serviços de saúde de qualidade e que atendam às necessidades e demandas da população”, completou.
De acordo com o prefeito, dentro do Programa Santa Casa Sustentável há uma ordem de classificação das santas casas. São três tipos: os Hospitais Estruturantes, que são aqueles de referência em atendimentos complexos, como cirurgias cardiovasculares e torácica, hemodiálise e neurocirurgias; os Hospitais Estratégicos, de médio porte, que servem como retaguarda aos estruturantes; e os Hospitais de Apoio, que são os de pequeno porte.
“No caso de Penápolis, somos classificados como Hospital Estratégico, de médio porte. Isso implicaria num apoio mensal do Governo do Estado em torno de R$ 200 mil a mais na receita da nossa Santa Casa, algo de grande significado”, afirmou Célio.

Adequações
“Mas, para que consigamos a inclusão da nossa Santa Casa neste programa, será necessário promover adequações, deixando o hospital nos moldes exigidos pelo Governo”, contou.
“Isso inclui a reforma do centro cirúrgico e de todo o parque elétrico da Santa Casa. Somente assim será possível cumprir algumas diretrizes do programa, como por exemplo, aumentar o número de cirurgias eletivas”.
Segundo Célio de Oliveira, as chances deste plano se concretizar são muito grandes, já que a Prefeitura está pleiteando junto ao Governador Geraldo Alckmin a liberação de recursos, em torno de R$ 500 mil, para efetivação das reformas. Inclusive no último mês de julho o Secretário Adjunto da Saúde, Wilson Polara, esteve pessoalmente visitando a Santa Casa de Penápolis para constatar as necessidades do investimento, a pedido de Alckmin.
“Infelizmente, quando a prefeitura interveio na administração da Santa Casa, encontramos um hospital sucateado e com muitas dívidas. Mas estamos correndo contra as dificuldades, e buscando recursos para efetuar as mudanças e melhorar o patamar do hospital”, declarou o prefeito.
“Tão logo consigamos fazer as adequações necessárias na Santa Casa, seremos inclusos no Programa Santa Casa Sustentável e passaremos a receber esta ajuda financeira fundamental”, concluiu o prefeito de Penápolis.