25 NOV 2015
Todos contra o aedes: Semana de combate à dengue começa com parceria, dança e rap
Durante o evento foi feita a apresentação do projeto “Construindo com Saúde”, parceria entre a AEA e o SVE
Foi realizada na noite de segunda-feira, dia 23, no Teatro Lúmine, a cerimônia de abertura da Semana de Mobilização contra a Dengue. O evento reuniu profissionais da área da saúde, estudantes e comunidade em geral.
Durante o abertura foi apresentado o projeto “Construindo com Saúde”, desenvolvido pela AEA - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Penápolis - em parceria com o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é realizar um trabalho de conscientização voltado aos engenheiros e arquitetos e seus colaboradores em canteiros de obras.
O presidente da AEA, Edson Pirani Passos, destacou a parceria entre a Prefeitura e a Associação. “Esta é a nossa contribuição no combate a dengue. Estamos empenhados em orientar os profissionais da construção civil a eliminar os criadouros de dengue durante as construções. Nos comprometemos em realizar nosso papel nesta luta”, afirmou.
Em palestra sobre a situação epidemiológica do município, o médico infectologista da Secretaria de Saúde, Samir Subhi Salous, alertou sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, que além da transmissão da dengue, é também o responsável por transmitir outras doenças ainda mais graves, como o zika vírus e a chikungunya.

Rap e dança
A Secretaria Municipal de Cultura também preparou apresentações especiais para a mobilização contra a dengue. Durante a abertura, o rapper penapolense Big G apresentou sua composição “Xô Dengue” que animou todos os presentes.
O Núcleo Municipal de Dança também preparou um vídeo com a coreografia do professor Alexandre Oliveira, e a participação dos bailarinos Gabriel Trindade, Yuri Colevatti e Rafael César.
Segundo o secretário de Cultura, Luiz Colevatti, a ideia é utilizar as duas ferramentas em campanhas de conscientização da dengue.
“Os vídeos serão disponibilizados nas redes sociais e poderão ser utilizados como uma ferramenta em campanhas educativas de combate a dengue, realizadas por escolas e qualquer outra instituição”, explica Colevatti.
Vídeos Vinculados
Em Silêncio