Quinta-feira, 28 de Março de 2024
27 NOV 2015
Transporte coletivo tem tarifa reajustada
Valor era o mesmo desde 2009. Inflação acumulada e o aumento de combustíveis tornam inviável a tarifa estipulada há 6 anos. Apenas 32% dos usuários são pagantes

O Transporte Coletivo Público Municipal terá tarifa reajustada a partir do dia 1º de dezembro. O valor não era reajustado desde fevereiro de 2009 e em virtude da inflação acumulada e do aumento dos combustíveis, foi necessário o reajuste da tarifa, a fim de manter o serviço em funcionamento.
O valor da tarifa embarcada passará de R$2,00 para R$2,50. O cartão integração passará de R$1,50 para R$2,00. Esse cartão permite que os usuários utilizem a integração entre as linhas. A tarifa para estudantes passa de R$1,00 para R$1,25.
Segundo o encarregado do Serviço Transporte Coletivo, Fernando Catelan do Nascimento, o reajuste teve como base a inflação acumulada até outubro e o aumento no preço dos combustíveis.
“Tivemos uma inflação de 48,49% até outubro deste ano. O óleo diesel que custava R$2,097 em 2009, passou para R$2,87, um aumento de 26,86%. Além disso, os reajustes salariais no período somaram 36,95%. Somente com o reajuste das taxas será possível oferecer um transporte coletivo de qualidade para a população”, esclarece.
São cinco linhas, com itinerários de 40 minutos, seis ônibus com acessibilidade e elevador para cadeirantes.

Só 32% pagam
De acordo com dados do Serviço de Transporte Coletivo, cerca de 600 mil usuários utilizaram o transporte neste ano de 2015.
Apenas 192 mil usuários são pagantes, o que representa 32% do total. O restante está enquadrado em leis de gratuidade: 200 mil, cerca de 33% dos usuários, são idosos acima de 65 anos. O restante é beneficiário de lei municipal, o que representa 35% dos usuários, ou seja, 208 mil.
Ao todo 68% dos usuários são beneficiados com a gratuidade.

Cartão integração
Ainda segundo o encarregado do Transporte, os usuários podem se beneficiar com o cartão que possibilita a integração entre as cinco linhas, Prata, Amarela, Verde, Vermelha e Laranja, em um período de uma hora e meia pelo valor de R$2,00. A integração pode ser feita a partir de qualquer ponto de coletivo.
“Qualquer pessoa pode solicitar o seu cartão, basta comparecer ao Terminal Urbano com documentos pessoais e solicitá-lo gratuitamente. A partir do dia 1º de dezembro, o usuário pagará R$10,00 por 05 passagens que constam inicialmente no cartão”, explica.

Como solicitar
Os interessados em solicitar o cartão podem comparecer ao terminal urbano com documentos pessoais e R$10,00 e após alguns minutos já terão o cartão cadastrado e pronto para uso. De acordo com decreto municipal o usuário do cartão paga tarifa de R$2,00 e tem garantida a integração em qualquer ponto da cidade durante uma hora e meia.
O atendimento no terminal urbano funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 17h. Mais informações pelo telefone 3652. 8794.

Secom - PMP