Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
28 NOV 2015
Semana especial mobiliza a comunidade contra o Aedes
As escolas desenvolveram diversas atividades com os alunos sobre o combate à dengue
Penápolis realizou na última semana uma série de atividades de conscientização contra o mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. As atividades fizeram parte da Semana Municipal de Mobilização, que teve como objetivo estimular na comunidade o hábito da prevenção. A programação especial mobilizou escolas, os servidores municipais, entidades e a sociedade em geral.
As escolas municipais se mobilizaram em ações educativas. Segundo a encarregada da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, as atividades foram desenvolvidas de forma recreativa, mas com grandes resultados práticos.
“O trabalho nas escolas é um dos mais efetivos no combate ao mosquito. Os alunos realmente se mobilizam e repassam todos os cuidados em suas casas, cobrando dos pais e familiares atitudes contra a proliferação do Aedes Aegypti”, destaca Lucimari.
Nas próximas semanas ainda serão realizadas palestras em escolas e passeatas. No dia 07 de dezembro, a Vigilância Epidemiológica apresentará o Projeto “Construindo com Saúde”, aos profissionais da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Penápolis. O objetivo desta iniciativa é eliminar criadouros de obras, com o apoio dos trabalhadores da área.
Ainda segundo a encarregada, a Semana de Mobilização marca e divulga o trabalho realizado durante todo o ano.
“Com a dengue, e as demais doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, não podemos nos descuidar em nenhum período do ano. Os alertas contra a proliferação do mosquito, a eliminação dos criadouros e os cuidados dos moradores em suas casas devem ser diários”, afirma.

Capacitação
Nesta semana, os agentes de saneamento do Serviço de Vigilância Epidemiológica passaram por um treinamento para aperfeiçoar as ações de combate a dengue.
“Com casos mais graves de doenças, como o zika vírus e a chikungunya, temos que intensificar o combate ao mosquito transmissor. A Vigilância prossegue com o trabalho rotineiro de conscientização e orientação em toda a cidade”, explica.
Entre as ações rotineiras de combate à dengue, está o bloqueio por meio de nebulização casa a casa em regiões onde foram registrados casos positivos da doença, além das visitas de fiscalização. Os últimos casos positivos de dengue foram registrados em outubro, nos bairros Planalto, Santa Terezinha, Benone Soares de Queiroz e Centro.