Terça-feira, 16 de Abril de 2024
01 DEZ 2015
Dia Mundial de Luta contra a Aids: Testes de HIV podem ser feitos na UBS Cidade Jardim
No teste rápido, o resultado fica pronto em aproximadamente 20 minutos; é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue extraída do dedo
Hoje, dia 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Como parte deste dia, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha “Fique Sabendo 2015”, com o tema “Tire o peso da dúvida”. E seguindo a programação da campanha, estão sendo realizados testes gratuitos para detectar o vírus HIV.
Hoje, os testes gratuitos podem ser feitos na unidade básica de saúde do bairro Cidade Jardim, das 7h30 às 12h.
Outras unidades já realizaram o teste durante toda a semana passada. O teste também está disponível no Serviço de Atendimento Especializado DST/HIV/Aids, localizado em anexo à Clínica de Especialidades, de segunda a sexta-feira - 7h às 12h e das 14h às 17h.
Os testes devem ser voluntários e a pessoa terá toda privacidade e sigilo das informações na entrega do resultado.
No teste rápido, o resultado fica pronto em aproximadamente 20 minutos, sendo necessária a coleta de fluído oral ou apenas uma gota de sangue extraída do dedo. Vale destacar que o teste é individual e feito por profissionais da área capacitados e treinados.

Palestra
Ainda hoje, a médica infectologista Girlane Magalhães Sansoni realizará palestra na Santa Casa, a partir das 14h, voltada aos profissionais da saúde. A palestra abordará o HIV/Aids no Serviço Ambulatorial Especializado de Penápolis, além da prevenção e orientações gerais sobre a doença.
A campanha é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em parceria com os municípios. Em Penápolis a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde através do SAE – CTA (Serviço Ambulatorial Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento DST/HIV/Aids) que atende os pacientes da rede pública de Penápolis e da micro região, portadores do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Alvo
A Campanha visa atingir todas as pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste antiHIV na vida. Também aquelas que têm relações sexuais com vários parceiros, usuários de drogas e qualquer pessoa que fizer sexo sem preservativo, mesmo com parceiro fixo. Adolescentes acima de 12 anos poderão fazer o teste, desde que sejam acompanhados dos pais ou responsável.