06 DEZ 2015
PARCERIA: Empresários revitalizam área de lazer no Jardim Eldorado
Os empresários Kuru e Neno, do Supermercado Eldorado, conferem detalhes do projeto diante da área, que já está em obras
Por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, uma área de lazer no bairro Jardim Eldorado está sendo revitalizada. Trata-se se um espaço localizado na rua Guilherme Scudeller, próximo ao cruzamento com a avenida Bartolomeu Marin. A área fica nas proximidades da Unidade Básica de Saúde e de uma horta comunitária do bairro.
De acordo com os empresários Clayton Rossi, o “Kuru”, e Adhemar Ramos Augusto, o “Seu Neno”, do Supermercado Eldorado, eles procuraram o poder público para estabelecer uma parceria, visando a cooperação na revitalização do espaço, que por sua vez poderá auxiliar no estacionamento de clientes daquele comércio na região.
“A princípio procurei por a Câmara e fui atendido pelo vereador Professor Luís. Ele me orientou e me auxiliou na forma correta de proceder junto à Prefeitura. Foi aí que a administração aceitou a proposta da parceria, com base na legislação existente”, conta Kuru.
A referida área, que já está em processo de revitalização desde o dia 01, possuía uma antiga quadra esportiva, cujas condições estavam precárias, estando praticamente sem utilização. Além disso, existia ainda um espaço ocioso que, ocasionalmente, servia para o depósito irregular de lixo e entulho, apresentando ainda constante problema com o crescimento da vegetação.
“Nós propusemos, por meio dessa parceria, arcar com todos os custos de uma nova quadra de esportes, com traves de futebol e tabelas de basquete fixas, o que evitará que sejam furtadas, como ocorreu com a quadra original”, contou Clayton Kuru.
“A parceria também vai contemplar o calçamento de uma passarela, facilitando a travessia dos pedestres de um lado a outro desta área, e a construção de aproximadamente 100 metros de calçada, do lado da rua Guilherme Scudeller. Essa calçada será ao longo de todo o quarteirão, da esquina da área de lazer até a unidade de saúde do Jardim Eldorado, passando na frente da horta”, acrescentou.
“Com a realização destas melhorias no espaço, que vale ressaltar não é uma área verde, e sim área de lazer destinada no projeto do bairro, poderemos destinar uma parte do local ao estacionamento de veículos. Esse estacionamento certamente servirá aos clientes do Supermercado Eldorado, entretanto é importante destacar que será uma área livre, para uso comum de qualquer morador” , afirmou Kuru.
“Não é nada exclusivo, e sim para a comunidade. O que nos beneficia, beneficia também os moradores daquela área, que será limpa, urbanizada e revitalizada. A partir desta união com o poder público os moradores poderão voltar a realizar práticas esportivas no local”, argumentou o empresário.
Ele ainda frisou que, no projeto original, realizado pela empresa penapolense Sagat Engenharia, contratada para fazer as obras, está incluso o plantio de oito árvores. O empresário Clayton Kuru estima que todas as intervenções propostas no projeto custem aproximadamente R$ 100 mil, sem nenhum ônus para a Administração Municipal.
Para o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, a união de esforços do poder público com a iniciativa privada é uma receita de sucesso, pois garante a realização de ações que nem sempre são possíveis caso a Prefeitura tivesse que efetuar sozinha.
“Vivemos num período de crise, muito complicado para as finanças municipais, que nos obriga a estabelecer prioridades diante dos parcos recursos existentes. Neste caso, estamos reurbanizando uma área que estava sem utilização há muitos anos, e proporcionando a prática esportiva aos moradores sem promover gastos ao Município”, falou Célio.
“E isso está sendo possível graças à parceria com o Supermercado Eldorado. Os empresários Neno e Kuru, claro, tem direito a uma contrapartida, que neste caso se trata de oferecer mais espaço para estacionamento aos clientes. Aliás, clientes esses que por sua vez também são pessoas da comunidade e que certamente agradecerão essa comodidade a mais. Estão de parabéns pela propositura da parceria”, concluiu o prefeito de Penápolis.