Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
08 DEZ 2015
Daep lança cartilha do projeto “Cuidando do nosso lixo”
A seleção dos desenhos para a cartilha foi feita pelos integrantes do Conselho Gestor de Saneamento do Daep
Amanhã, quarta-feira (09), o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) lançará a cartilha do projeto “Cuidando do nosso lixo”, na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, a partir das 19h30. A cartilha é resultado do concurso cultural realizado do 1º ao 5º anos em escolas da cidade, envolvendo a educação ambiental voltada ao descarte de resíduos sólidos.
A proposta do concurso era que os alunos apresentassem um desenho com tema “Cuidando do nosso lixo”, abordando todo o saneamento e o recolhimento do lixo em Penápolis. Ao todo foram inscritos 98 desenhos de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares.
Os desenhos foram produzidos pelos alunos durante as atividades escolares. Um dos critérios era que cada escola fizesse a seleção de uma produção por turma, podendo participar com 3 desenhos pré-selecionados na própria escola.
A seleção dos desenhos foi feita pelo Conselho Gestor de Saneamento do Daep. Foram selecionados 37 desenhos para fazer parte ilustrar a cartilha com orientações sobre o descarte correto do lixo, cuidados com o meio ambiente e preservação ambiental.
Durante o lançamento da cartilha, as escolas receberão um certificado de honra ao mérito pela participação do Concurso Cultural. Os 37 alunos que tiveram seus desenhos selecionados para a cartilha também receberão um certificado e um brinde oferecido pelo Daep.

Apoio das escolas
O projeto teve patrocínio da Gráfica Santo Expedito e da Eletrocar. As cartilhas serão distribuídas nas escolas, bibliotecas e entregues aos alunos participantes. Segundo a diretora administrativa do Daep, Vera Lucia Nogueira, o apoio das escolas foi fundamental para a realização do projeto.
“Parabenizamos todas as escolas que participaram com produções criativas e bem elaboradas de seus alunos, demonstrando cuidado e preocupação sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos no município de Penápolis para manter a cidade limpa e contribuir com a saúde pública”, finaliza.
Participaram do Concurso Cultural as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Profª Marilena Cipriano Pereira, Profª Harume Kubota da Silva, Casa da Amizade, Profª Elza Nadai Silvino, Marcos Trench, Mário Sabino, Profª Joana Helena de Castilho Marques, Profª Darcy Aparecida Buranello Marin e Armelindo Artioli.
Também participaram as escolas estaduais Augusto Pereira de Moraes e Luís Chrisóstomo de Oliveira. Da rede particular de ensino participaram o Colégio Oceu e Colégio Franciscano Coração de Maria.