09 DEZ 2015
Cartão Obrigatório: Saúde inicia processo de implantação do novo sistema informatizado do SUS
Novo sistema do Ministério da Saúde exige que os pacientes apresentem o cartão do SUS em todos os atendimentos; quem ainda não tem deve procurar a Secretaria de Saúde na prefeitura

Seguindo uma determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis iniciou o processo de implantação do novo sistema informatizado do SUS (Sistema Único de Saúde). Todas as unidades básicas de saúde de Penápolis já iniciaram este processo.
A implantação do sistema e-SUS nas unidades básicas é uma obrigatoriedade do Ministério da Saúde, com o objetivo de facilitar a organização do trabalho dos profissionais. Segundo o secretário de Saúde, Alex Marques Cruz, essa ação faz parte do processo de informatização total do SUS, além de ser uma das metas da administração municipal.
“Essa é uma evolução na coleta e envio de dados ao Ministério da Saúde e é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade à população. Neste primeiro momento, todos os atendimentos das unidades básicas serão registrados com o sistema de Coleta de Dados Simplificada, com menos burocracia e mais agilidade”, explica ele.
Ainda segundo o secretário, todos os servidores, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes administrativos, já passaram por treinamento para se adaptarem às mudanças.
“Essa é uma mudança obrigatória e por isso, todos os nossos servidores foram treinados. De qualquer forma, pedimos a colaboração e paciência da comunidade neste primeiro momento, até que seja concluída essa fase inicial”, destaca.

Cartão
O secretário também alerta que todos os pacientes devem apresentar o seu Cartão Nacional do SUS durante o atendimento.
“A maioria da população já possui o cartão e agora todos os atendimentos serão baseados neste número de identificação. Por isso, a sua apresentação é fundamental”, alerta.
Quem, por ventura, ainda não possui o cartão nacional do SUS, deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde, no Paço Municipal, para fazer o seu. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h30.
Basta levar o RG, CPF e comprovante de residência. O cartão é gratuito.

Informatização
A partir de 2016, todos os atendimentos serão realizados de forma eletrônica. Com a informatização, os prontuários de papel serão substituídos pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão. Neste prontuário haverá todo o histórico e o paciente poderá acessá-lo por meio de internet e de aplicativo para o celular.
“Neste sistema estarão reunidas todas as informações do paciente: prontuário com o histórico médico, exames, consultas agendadas, receituários, entre outros. Desta forma, teremos a integração dos serviços de saúde. Além disso, os repasses do Ministério da Saúde ao município estarão vinculados a este sistema”, conclui o secretário de Saúde Alex.