Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
11 DEZ 2015
Profissionais da Macro I participam de capacitação na USP Ribeirão
A equipe da Macro I conheceu toda a estrutura do laboratório do Hospital das Clínicas, onde são realizados cerca de 6 mil exames semanais
Com o objetivo de se aperfeiçoar na coleta do Teste do Pezinho, uma equipe de profissionais da Macro I – Mutirão participou de capacitação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. O curso é oferecido pelo Hospital das Clínicas, no setor de Triagem Neonatal.
Participaram da capacitação a enfermeira Laura Cristina da Silva Ahmann e as técnicas de enfermagem Gislei Ap. Carboni Tripoloni, Maisa Antonia Martins de Moraes e Marieli de Oliveira Basseto Fava. Segundo a enfermeira da Macro I, Laura Ahmann, o curso foi voltado para a atividade prática.
“Todos os exames do Pezinho das crianças de Penápolis são enviados para Ribeirão. A USP é uma referência na área e realiza cerca de 6 mil testes do pezinho por semana. O nosso objetivo foi aperfeiçoar a coleta do exame e atualizar nossos conhecimentos para oferecer um atendimento de qualidade”, explica a enfermeira.
Durante a capacitação, as profissionais conheceram toda a estrutura do laboratório do Setor de Triagem Neonatal e o processamento do exame. Segundo o secretário de Saúde, Alex Marques Cruz, a intenção é capacitar todas as equipes que realizam o exame.
“O teste do Pezinho é um exame fundamental e importantíssimo para a saúde da criança. A partir de janeiro, outras equipes participarão desta capacitação, sempre em busca de oferecer um melhor atendimento à população”, destaca o secretário.

O exame
O Teste do Pezinho é um exame laboratorial que tem como objetivo detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas, que podem causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo a deficiência intelectual. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que identificada antes mesmo de manifestar seus sintomas.
O exame é feito através da análise de amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê. É um procedimento simples que não traz riscos para a criança. O exame detecta mais de 30 doenças diferentes. O exame deve ser coletado 72 horas após o nascimento nas Macros de saúde da cidade.