Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
12 DEZ 2015
Cidade Limpa: Cartilha é lançada para sensibilizar comunidade sobre o descarte do lixo
Um a um os alunos receberam certificados, medalhas e brindes dos organizadores
Solenidade de lançamento teve premiação de estudantes e homenagem a garis e coletores que atuam na limpeza pública da cidade

Muita emoção e valorização marcaram a solenidade de lançamento da Cartilha “Cuidando do nosso Lixo – Cidade Limpa, Ambiente Saudável”, ocorrida na noite desta quarta-feira, 09, no salão nobre da Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho. O evento contou com a presença maciça da comunidade, em especial o público estudantil e familiares. Alunos e professores que participaram de um concurso cultural de desenhos sobre o tema receberam certificados, medalhas e brindes. Houve ainda homenagens a servidores públicos que se destacam na missão de manter limpas as ruas da cidade.
Tanto o concurso, como o evento de lançamento da cartilha, foram realizados pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Prefeitura de Penápolis. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os cidadãos quanto à necessidade de não jogar lixo em lugares inadequados, estimulando as ações corretas, como a utilização do serviço diário de coleta domiciliar, coleta de recicláveis e descarte em Ecopontos.
A cartilha será distribuída a todas as escolas de Penápolis, e utilizada em ações de educação ambiental durante o próximo ano pela equipe do CEA (Centro de Educação ambiental), além de estarem disponíveis nas Bibliotecas Municipais. A cartilha também está disponível no site da Prefeitura de Penápolis (www.penapolis.sp.gov.br).

Participações
Logo na abertura, a cerimônia teve participação especial do Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis, de Penápolis, que entoou canções de cidadania, incluindo o Hino nacional Brasileiro.
Já a Emef Prof. Montaha Gibara Ayub apresentou a performance musical “Meu Quintal”, baseada na canção infantil de Patati Patatá, destacando a importância de cuidar do meio ambiente.
Houve ainda as participações dos representantes das 13 escolas apoiadoras do concurso cultural de desenhos, o qual teve 98 inscrições. Todos receberam certificados de participação.
Foram selecionados 37 desenhos para ilustrar a primeira edição da cartilha; os demais trabalhos não serão descartados, e sim farão parte de outras iniciativas a serem promovidas com o mesmo intuito, futuramente.
A escolha dos trabalhos foi feita pelos membros do Conselho Gestor de Saneamento do Daep.
Participaram do concurso escolas municipais, estaduais e particulares. São elas: Emef Profª Marilena Cipriano Pereira, Emef Profª Harume Kubota da Silva, Emef Casa da Amizade, Emef Profª Elza Nadai Silvino, Emef Marcos Trench, Emef Mário Sabino, Emef Profª Joana Helena de Castilho Marques, Emef Profª Darcy Aparecida Buranello Marin, Emef Armelindo Artioli, Escola Estadual Augusto Pereira de Moraes, Escola Estadual Luís Chrisóstomo de Oliveira, Colégio Oceu e Colégio Franciscano Coração de Maria.

Homenagem
A proposta de criar o concurso e a cartilha educativa partiu do relevante trabalho desempenhado pelos servidores que atuam na limpeza pública de Penápolis. Por essa razão, o Daep preparou uma homenagem para estes colaboradores, escolhendo um representante de cada função. Dos coletores, foi escolhido o servidor Édio Moretti, um dos mais antigos neste trabalho, juntamente com a gari Sueli Aparecida dos Santos.
Os dois foram escolhidos com a anuência dos colegas de trabalho, que os caracterizaram como exemplos, pela dedicação, empenho, perseverança e alegria em trabalhar, além da simpatia com a população.
Um vídeo, com depoimentos de familiares e moradores, foi apresentado durante a cerimônia. Familiares relataram orgulho pela profissão deles, o que emocionou a plateia presente, assim como os homenageados.
Édio e Sueli foram agraciados com presentes, entregues por crianças que são filhos de funcionários da limpeza pública, caracterizados com os uniformes que os pais trabalham.
As crianças que participaram da homenagem foram Ester Cristina Gonçalves da Silva e Luís Felipe Escardoveli Filho.

Confira os alunos selecionados para a Cartilha “Cuidando do Nosso Lixo”

- Ana Carolina Rodrigues da Silva - 5º Ano A - Emef Marcos Trench
- Ana Júlia Saraiva Reame - 5º Ano A - Emef Profª Joana Helena de Castilho Marques
- Angelo Tomaz - 3º Ano A - Colégio Franciscano Coração de Maria