Quinta-feira, 28 de Março de 2024
15 DEZ 2015
Carroceiro Cidadão: Profissionais participam de nova capacitação
O secretário de Trânsito, Luiz Carlos Teixeira, orientou os profissionais sobre leis e regras de trânsito para veículos de tração animal
Uma segunda capacitação do Projeto Carroceiro Cidadão foi realizada na última quinta-feira, dia 10, com a participação de 24 profissionais. O curso foi oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Penápolis e Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis).
Durante o curso, os carroceiros tiveram noções de trânsito de carroça, cuidados com o animal e educação ambiental. O projeto carroceiro cidadão conta com o envolvimento das secretarias de Saúde, Trânsito e Mobilidade Urbana, Governo e o Centro de Educação Ambiental do Daep.
O secretário municipal de Trânsito, Luiz Carlos Martins Teixeira, orientou os profissionais sobre leis e regras de trânsito que devem ser respeitadas pelas carroças, inclusive em quais vias o veículo pode trafegar. Já a médica veterinária do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Débora Ninello Polesel abordou os cuidados com a saúde do animal, orientações sobre alimentação adequada, entre outras.
A equipe do Centro de Educação Ambiental do Daep apresentou aos carroceiros orientações sobre o descarte correto dos resíduos coletados, os pontos ilegais de descarte e a importância da disposição final dos resíduos sólidos. Todas as informações da palestra foram entregues aos carroceiros em uma apostila, para que possam ser consultadas posteriormente.
Segundo a diretora administrativa e financeira do Daep, Vera Lucia Nogueira, o projeto é um avanço na regularização da condução das carroças no município. “Na primeira capacitação tivemos a participação de 21 profissionais e agora, mais 24. O objetivo é promover a valorização da atividade, orientando-os em como executar seu trabalho com segurança e responsabilidade”, afirmou.

Entrega dos kits
Na próxima quinta-feira, dia 17, os carroceiros receberão o certificado de capacitação, a carteira de habilitação para veículos de tração animal, um kit com 2 coletes de identificação e uma placa para ser usada na carroça. Além disso, o projeto oferece atendimento médico veterinário gratuito aos animais. A entrega acontecerá em frente ao Paço Municipal.
“Pedimos para a população que contrate apenas os carroceiros identificados com colete e carroça emplacada para retirar o entulho de sua casa. Esses são profissionais qualificados para realizar o serviço e dar o destino correto ao entulho, respeitando o meio ambiente e a saúde do animal", concluiu A diretora.
A lista com os carroceiros já cadastrados está disponível no site da Prefeitura de Penápolis www.penapolis.sp.gov.br. Mais informações sobre o projetopodem ser obtidas no Daep, localizado na avenida Adelino Peters, 217 – Jardim São Vicente ou pelos telefone (18)3654.6100 ou 0800.170.195.