Sexta-feira, 29 de Março de 2024
18 DEZ 2015
Carroceiro Cidadão capacita 45 profissionais
O prefeito fez a entrega dos kits aos 24 profissionais capacitados pelo Projeto Carroceiro Cidadão
Segunda etapa do projeto foi concluída na manhã de ontem (17), com a entrega de kits aos carroceiros

Mais 24 carroceiros participaram do projeto Carroceiro Cidadão, desenvolvido pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e pela Prefeitura de Penápolis. A segunda etapa do projeto foi concluída na manhã de ontem, dia 17, com a entrega dos kits aos profissionais. A primeira etapa do projeto, concluída em novembro, já havia capacitado 21 profissionais.
O projeto tem o objetivo de valorizar a atividade, além de orientar e conscientizar os profissionais da área sobre as formas corretas de proceder na atividade, para o bem da coletividade. Os carroceiros são orientados sobre os cuidados com os animais, noções de trânsito e educação ambiental.
Na manhã de quinta-feira, os carroceiros receberam um kit contendo o certificado de capacitação, dois coletes de identificação, placa para a carroça e carteira de habilitação para veículos de tração animal. Os participantes do projeto também devem agendar consulta com o médico veterinário da Secretaria Municipal de Saúde, de forma gratuita.
O prefeito Célio de Oliveira entregou os kits a cada um dos participantes do Projeto. “Agradeço a todos os profissionais que participaram do projeto, por confiarem no Poder Público. O nosso objetivo é valorizar a atividade e principalmente, valorizar aqueles carroceiros que seguem as leis e respeitam o meio ambiente”, destacou o prefeito.
Um dos participantes do projeto é carroceiro Luiz Carlos do Carmo, há mais de 35 anos na profissão. “O curso foi muito bom por valorizar nossa atividade, nós que respeitamos o meio ambiente e que trabalhamos de maneira correta, com responsabilidade de não jogar os entulhos em qualquer lugar”, afirmou.

Cuidados com os animais
Também na quinta-feira, foi feita a coleta de sangue dos cavalos e éguas dos carroceiros da primeira turma de capacitação. O exame de sangue detecta a anemia infecciosa. O exame é a última etapa da avaliação médico veterinária para garantir a saúde do animal.
O médico veterinário da Secretaria de Saúde, Wilton José de Oliveira, explica que a avaliação do animal deve ser feita a cada 6 meses. “Esses animais já passaram pela nossa avaliação e após a comprovação da saúde do animal através resultado do exame de sangue, emitiremos uma licença para os carroceiros realizarem suas atividades. A cada 6 meses é preciso renovar essa licença”.

Contratação
A diretora administrativa e financeira do Daep, Vera Lúcia Nogueira, para o sucesso completo do projeto, a população deve valorizar os carroceiros já capacitados.
“Pedimos que a população só contrate esses carroceiros identificados com coletes e placas. Esses profissionais têm o compromisso de em realizar seu serviço com respeito ao meio ambiente, descartando corretamente os materiais coletados, além de manter o seu animal com saúde”, finaliza.

Próximo curso
O Daep e Prefeitura já preparam a próxima edição do curso de capacitação. Os carroceiros interessados podem se inscrever nos ecopontos ou na sede do Daep. Vale lembrar que a capacitação é oferecida de forma totalmente gratuita.
A lista com os carroceiros já cadastrados está disponível no site da Prefeitura de Penápolis www.penapolis.sp.gov.br. Mais informações sobre o projetopodem ser obtidas no Daep, localizado na avenida Adelino Peters, 217 – Jardim São Vicente ou pelos telefone (18)3654.6100 ou 0800.170.195.

18/12/2015
Projeto Carroceiro Cidadão – 2ª edição