Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
22 DEZ 2015
“Construindo com saúde”: Sucen e profissionais de engenharia aprovam projeto
Neste mês, os profissionais do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Penápolis apresentaram o Projeto “Construindo com Saúde” em duas ocasiões e obtiveram um retorno bastante positivo. A iniciativa é desenvolvida em uma parceria com AEA – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Penápolis.
Uma das apresentações contou com a participação dos engenheiros e arquitetos da AEA de Penápolis. O projeto de iniciativa da própria Associação, por meio de seu presidente Edson Pirani, traz uma nova estratégia de combate ao mosquito aedes aegypti e conta com o apoio dos profissionais da construção civil.
Preocupados com a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, a Associação analisou que os canteiros de obras podem ser locais de grande concentração de criadouros. Tambores, maquinários, masseiras e outros recipientes presentes nas obras pode se tornar um criadouro para o mosquito. A ideia é que os engenheiros e arquitetos orientem seus colaboradores a eliminar qualquer material que possa acumular água.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, a iniciativa tem grande impacto, pois a cidade possui diversos canteiros de obras. “É uma ação simples que conta com o apoio de todos os trabalhadores da construção civil. Evitar a proliferação do aedes é uma responsabilidade de todos”, destaca.
O procedimento consiste em vistoriar toda a obra para eliminar a água parada, proteger baldes e tambores, guardar lonas e EPI’s, além de recolher garrafas, latas, copos plásticos e embalagens descartadas de materiais utilizados. “Todos os cuidados são importantes, pois qualquer material, por menor que seja, pode acumular água e se tornar um criadouro”, afirma o secretário.

Sucen
O Projeto “Construindo com Saúde” também foi apresentado em reunião da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), com a presença de diversos municípios como Araçatuba, Andradina, Birigui, Guararapes, Mirandópolis e Pereira Barreto.
O encontro teve o objetivo de apresentar as ações realizadas nos municípios durante a Semana de Mobilização Conta a Dengue. Lançado durante a campanha, o Projeto foi apresentado nesta reunião da Sucen, aos secretários municipais de saúde, coordenadores e profissionais da saúde.
 “Tivemos um retorno bastante positivo, com diversos profissionais com interesse em levar este projeto para suas cidades. A parceria com vários segmentos da sociedade é uma das estratégias para o controle dos focos do mosquito transmissor”, conclui.