Quinta-feira, 28 de Março de 2024
18 JAN 2016
Perfil Econômico: Prefeitura age na geração de empregos e comprova pesquisa Exame
Célio : “Passamos por um momento de crise, mas é preciso ter visão estratégica e projetar Penápolis para dias melhores”
Revista apontou Penápolis como uma das melhores cidades, entre 50 e 100 mil habitantes, para fazer investimentos. Prefeito ressalta ações do poder público para fomentar o setor

No início desta semana a Revista Exame, da Editora Abril, especializada em economia, publicou em seu site a reportagem “100 cidades pequenas que dão um show em infraestrutura”. Penápolis figura no ranking como a terceira cidade do Estado de São Paulo melhor colocada, e a vigésima na listagem geral, entre os 100 municípios elencados. Sobre este assunto, o prefeito Célio de Oliveira comentou que a divulgação é importantíssima, pois ajuda a atrair os olhares do público que busca investir onde há potencial.
“Ficamos muito satisfeitos. É uma revista conceituada de economia, de circulação nacional e de um público muito qualificado, em grande maioria  empresários, investidores. Isso contribui para a imagem da cidade junto a esse mercado que constantemente pretendemos atrair”, disse Célio de Oliveira.
“É para isso que estamos constantemente trabalhando”, afirmou o prefeito de Penápolis.
Sobre as ações que o poder público vem fazendo para fomentar o desenvolvimento da cidade e aumentar as vagas de emprego, assim como o crescimento da produção para circulação maior de mercadorias e serviços, que promovem arrecadação mais elevada ao município, Célio recordou que desde sua entrada na Prefeitura, janeiro de 2013, houve vários desafios. O primeiro deles foi o encerramento das atividades da Usina Campestre.
“Nossa primeira grande ação neste campo foi a luta para implantação da Clealco em Penápolis. Quando nos deparamos com o quadro do fechamento da Campestre, tivemos que agir rapidamente e correr contra o tempo para articular a vinda de uma outra grande empresa que pudesse absorver aquela mão de obra. Felizmente conseguimos, e hoje a Clealco está consolidada em Penápolis”, relembra.
Já no ano seguinte, o prefeito enfatiza o apoio que o poder público ofereceu para a implantação do Garden Shopping na cidade.
“Eu digo sempre que a inauguração do Garden Shopping foi um marco para Penápolis. Hoje, cerca de 40% das pessoas que frequentam o local são de fora da nossa cidade, segundo aponta uma pesquisa realizada pela direção do shopping. São pessoas de outras cidades que deixam seu dinheiro aqui. Isso é quase metade do público, é valor agregado.  Essas pessoas não vinham para Penápolis, e sim viajavam para outros centros de compra”, cita o prefeito.
“Sem contar a quantidade de empregos que o Garden trouxe para a nossa cidade. É muito importante considerarmos este empreendimento. Por isso o poder público apoiou na medida do possível; buscamos junto ao Governo de São Paulo a construção de uma rotatória de acesso para promover segurança ao público, conquistamos uma unidade do Poupatempo, o que colabora para levar mais consumidores ao local, enfim, fizemos nosso papel”, acrescentou ele.

Midori Mundial
Já no ano de 2015, o prefeito Célio de Oliveira citou a parceria formada com a indústria Midori Mundial, que tem negócios no Japão, no México e no Brasil.
“Quando assumimos a prefeitura em 2013 a Midori contava com 550 colaboradores, e hoje já conta com 1.520  funcionários em duas unidades na cidade. Apoiamos o seu crescimento, demos todo incentivo, e inclusive firmamos uma parceria para construir um galpão onde uma nova unidade será instalada, contratando mais gente para trabalhar”, falou Célio.
“Já começamos a construir. O galpão será da prefeitura mas vamos ceder em comodato para a indústria poder funcionar e contratar. Com isso haverá um salto para 1.800 funcionários trabalhando”, comemora.
“Além disso será possível aumentar a produção de capas de couro para volantes e bancos de couro para automóveis. O mercado externo está bom para a empresa, por causa do dólar valorizado, e ela continua contratando”.

Bonolat
E para o ano de 2016, Célio de Oliveira comemora a conquista da indústria Bonolat. O laticínio do grupo Asperbras, da Família Colnaghi, começa a ser construído em breve, em área às margens da Rodovia Arnaldo Covolan.
De acordo com o prefeito, a projeção é de que sejam envasadas 3 mil caixas de leite por dia em Penápolis quando a empresa estiver funcionando.
O prefeito informou que a empresa tem potencial para poder crescer futuramente, e que deve produzir em um futuro próximo o achocolatado, iogurte e leite em pó.
“Isso deve mudar o perfil econômico da cidade, que pode sair da monocultura da cana e ir para a pecuária do leite”, comentou.
“Buscamos junto à família Colnaghi a instalação deste laticínio aqui, e estamos muito felizes por isso. Centenas de empregos diretos e indiretos serão gerados, e divisas também serão geradas para nossa cidade, dando impacto na arrecadação”, prevê.
“Já fizemos a desapropriação judicial de uma área de 106 mil metros quadrados que será doada para a Bonolat. Também já foi feito o depósito de R$ 650.608 mil, referente ao valor da área, determinado por uma perícia judicial. Temos a imissão de posse, e agora está sendo feito o projeto de doação da área para a Asperbras Alimentos. Serão 12 mil metros de construção. Já podemos comemorar essa realidade”, conclui Célio.