26 JAN 2016
Idoso faleceu com leishmaniose na Santa Casa
Um idoso de 89 anos, que tinha exame positivo para leishmaniose, faleceu no último domingo (24) na Santa Casa de Penápolis. A doença estava confirmada por exame laboratorial, e o paciente encontrava-se em tratamento, porém não reagiu, vindo a óbito. O idoso morava na Vila Santa Terezinha e foi hospitalizado no dia 11 de janeiro.
Segundo explicou o médico infectologista da Vigilância Epidemiológica, Samir Subhi Salous, três fatores contribuíram para que o paciente chegasse a óbito. “Primeiro a contaminação por leishmaniose, depois o fator da idade muito avançada, e por fim, a insuficiência renal, da qual o paciente parecia ser portador, e que veio a se agravar”, comentou.
Esse é o primeiro caso de leishmaniose humana ocorrido no município este ano. No ano passado a cidade registrou 4 casos em humanos; não houve mortes.
Pelo fato da vítima ser moradora do bairro Santa Terezinha, aquelas imediações passarão agora por uma operação denominada manejo ambiental, atendendo o que preconiza o Ministério da Saúde.
O procedimento padrão é que se faça, nesta situação, o manejo em um raio de 400 metros ao redor de onde foi registrado o caso. No que diz respeito à pulverização, ela ocorrerá num raio de 200 metros.

Alerta
A população deve ficar sempre alerta aos cuidados para evitar a doença. A leishmaniose visceral é uma doença transmitida pelo mosquito-palha, que ao picar introduz um protozoário na circulação sanguínea. A transmissão da leishmaniose se torna perigosa por causa de cães (hospedeiros) que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem.
A doença não se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito infectado.

Sintomas
Os principais sintomas da leishmaniose visceral são: febre que vai e volta com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, problemas respiratórios, diarréia, sangramentos na boca e nos intestinos.
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações que podem por em risco a vida do paciente. Além dos sinais clínicos, existem exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. Ao apresentar qualquer suspeita da doença a pessoa deve procurar com urgência uma unidade de saúde.
Ainda não foi desenvolvida uma vacina contra a leishmaniose visceral; ela pode ser curada nos homens, mas não nos animais. Para estes, infelizmente, é indicada a eutanásia.

Recomendações

* Mantenha a casa limpa e o quintal livre dos criadores de insetos. O mosquito-palha vive preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico em decomposição. Ele ataca nas primeiras horas do dia ou ao entardecer;

* Embale sempre o lixo. Não deixe acúmulo de folhas e madeira nos quintais. Recolha as fezes dos animais de estimação, restos de comida e frutos caídos do pé;

* Cuide bem da saúde do seu cão. Ele poderá transformar-se num reservatório doméstico do parasita que será transmitido para pessoas e outros animais por meio da picada do mosquito.