27 JAN 2016
Novas ligações de água devem seguir padrão do Daep
O novo padrão evita perdas causadas por vazamentos, facilita a leitura e o acesso aos medidores
A partir de fevereiro, as novas ligações prediais de água e as mudanças nos cavaletes deverão seguir um novo padrão de acordo com o modelo proposto pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
De acordo com a diretora administrativa do Daep, Vera Lúcia Nogueira, esta ação melhora a leitura dos hidrômetros. “Este novo padrão diminui as perdas causadas por vazamentos. Além disso, facilita a leitura e também o acesso aos medidores no caso dos serviços de manutenção, corte, entre outros. Isso ainda otimiza o processo de execução das ligações”, explica ela.
Vera Nogueira informou também que essas mudanças garantem a segurança dos proprietários das residências, pois não será necessária a entrada de técnicos para a leitura e possíveis reparos no imóvel.
O novo padrão adotado pelo departamento foi apresentado aos responsáveis dos depósitos de materiais de construção durante uma reunião em setembro de 2015.
“Esse prazo foi necessário para que os depósitos pudessem se adequar a este novo modelo e desovar os materiais que tinham em estoque. Paralelamente a isso, construtores e pedreiros também foram comunicados sobre a instalação do novo padrão de cavalete a partir da próxima segunda, 01”, destacou a diretora.

Exigência
Em fevereiro, será exigida a instalação de uma caixa de proteção padronizada, com a finalidade de abrigar o hidrômetro, que deve ser instalada na parede da edificação.
O Daep fornecerá a caixa junto com o hidrômetro. O valor poderá ser lançado na conta de água em parcelas.
Após a conclusão da ligação de água solicitada, será responsabilidade do proprietário do imóvel cimentar a calçada ou revesti-la para proteger a ligação de futuros transtornos que possam ser causados pela água da chuva.
“Atualmente, o Daep fornece o material da ligação de esgoto e o hidrômetro conforme Lei 1539/2008, repassando este valor ao contribuinte. Já o material de ligação de água é adquirido por cada proprietário e isso podia causar problemas pelo uso de materiais de baixa qualidade, como trincos ou falhas nas conexões. Com a padronização, este problema será sanado”, ressalta a diretora Vera.
Em caso de dúvidas para a instalação do novo padrão de cavalete, o contribuinte pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Daep, localizada na avenida Adelino Peters 217, Jardim São Vicente.
Para quem desejar, os telefones de contato do Daep são 3654.6100 ou 0800.170.195. O atendimento ao público ocorre das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.