Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
29 JAN 2016
Prefeitura finaliza demolição do prédio do antigo HE
A Secretaria de Obras finalizou a demolição do antigo HE, com a derrubada de sua fachada localizada na rua Dr. Ramalho Franco
Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Penápolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, finalizou a demolição do antigo prédio que sediava o Hospital Espírita João Marchese, localizado na rua Dr. Ramalho Franco. A demolição foi realizada em parceria com o Centro Espírita "Discípulos de Jesus", proprietário do prédio, através de aprovação da Câmara de Vereadores.
Após a inauguração do novo prédio do Hospital Espírita João Marchese, o local havia ficado desocupado, o que trouxe diversos transtornos para os moradores da região. O prédio virou alvo de usuários de drogas, além de se tornar um criadouro para o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A demolição atendeu recomendação do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura e requerimentos da Câmara.
Segundo o secretário de Obras, o engenheiro Dirceu Araújo do Valle, o antigo Hospital tinha uma área construída de mais de 1.500 metros quadrados e com grande volume de entulhos.
“Com a aprovação da Lei, a Secretaria de Obras iniciou o processo de demolição do prédio, após a retirada das telhas e madeiras. Agora estamos na fase final com a demolição da antiga fachada do prédio”, explica.
A Secretaria de Obras efetuou cerca de 70% da demolição em 2015. “A demolição havia sido paralisada pois as máquinas estavam sendo utilizadas para atender os estragos provocados pelas fortes chuvas neste início de ano. Porém, o restante do prédio poderia se tornar um grande criadouro do mosquito”, explica.
Nesta fase da demolição, a Secretaria de Obras contou com o apoio do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), com o empréstimo de uma retroescavadeira hidráulica. “A máquina é utilizada para a demolição pesada e precisávamos desfazer a fachada do prédio, pois já trazia riscos de desabamento, podendo provocar acidente com os pedestres”, destaca o secretário.
Ainda de acordo com Dirceu do Valle, todo o entulho produzido na demolição está sendo removido e transportado pela Secretaria de Obras. “Os entulhos são utilizados para a manutenção das estradas rurais. Os cascalhos são aplicados nas estradas de terra e, após compactados, dão suporte ao trânsito de veículos, tornando o solo mais resistente às chuvas”, conclui o secretário. A remoção deve ser concluída nos próximos dias.

Secom - PMP