Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
12 FEV 2016
Penápolis participa de mobilização nacional contra Aedes

Em mais uma ação de combate ao Aedes aegypti, Penápolis participa, amanhã (13), do Dia de Mobilização Nacional contra o mosquito. O vetor é responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika vírus e febre chikungunya. A programação envolve diversos setores da sociedade em ações preventivas.
O Dia de Mobilização Nacional envolverá o Poder Público, incluindo a Prefeitura de Penápolis, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), escolas municipais e estaduais, igrejas, Polícias e Corpo de Bombeiros.
Segundo a encarregada do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues, o objetivo é unir toda comunidade contra a proliferação do mosquito. “Pedimos a colaboração e o envolvimento de todos. O combate não é só uma responsabilidade do poder público, mas sim de toda a sociedade, cada um cuidando do seu espaço”, destaca.
No sábado, serão realizadas abordagens educativas e distribuição de material informativo, além de esclarecimentos de dúvidas sobre os possíveis focos do mosquito. Pedágios com panfletagem nos semáforos, orientações no centro da cidade, panfletagem nas igrejas católicas e evangélicas são algumas das ações da Mobilização.
“Além disso, pedimos que as escolas municipais e estaduais se mobilizem em uma vistoria em suas dependências, assim como os prédios públicos da cidade. No geral, as ações serão baseadas na conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypt”, explica a encarregada.

Residencial Benone
Uma das principais ações do Dia de Mobilização será realizada no Residencial Benone Soares de Queiroz. Inaugurado a menos de um ano, o bairro enfrenta uma situação de alerta devido à enorme quantidade de lixo depositado irregularmente. Em uma limpeza realizada no local, a Secretaria Municipal de Agricultura retirou mais de 20 caminhões de lixo.
“Apesar de o bairro estar contemplado com a coleta de lixo orgânico e coleta seletiva, muitos moradores depositam os resíduos irregularmente por todo o bairro. Essa é uma situação extremamente grave e com conseqüências para a saúde dos moradores”, alerta Lucimari.
No bairro, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Educação Ambiental do Daep se reunirão para um trabalho de orientação e conscientização dos moradores. O Daep também ficará encarregado de recolher qualquer resíduo encontrado no bairro.
“A expectativa é que após este trabalho de conscientização, os moradores tenham mais cuidado com o seu bairro, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de todo lixo que poderá ocasionar outras doenças como a leishmaniose”, finaliza.