Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
19 FEV 2016
Penápolis é certificada pelo Programa Município VerdeAzul
O prefeito Célio de Oliveira e a diretora do Daep Vera Lúcia Nogueira receberam a certificação do PMVA na tarde de quarta-feira (17)

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente divulgou na tarde de quarta-feira (17), o ranking das cidades certificadas pelo Programa Município VerdeAzul. Penápolis manteve a certificação e conquistou melhor colocação que nos anos anteriores.
O prefeito Célio de Oliveira e a diretora administrativa do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Vera Lúcia Nogueira receberam a certificação durante a cerimônia. Penápolis atingiu a 33ª colocação, com nota de 88,69, de um total de 100 pontos. Em 2014, a cidade havia ficado e 44º no ranking do Programa.
O programa contou com 410 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e 111 cidades foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0. De acordo com a diretora administrativa do Daep, Vera Lúcia Nogueira, o objetivo de Penápolis era conquistar uma melhor colocação que em 2014.
“Conseguimos subir 11 colocações no ranking e, principalmente, estamos mais próximos dos primeiros lugares. A diferença que era de 5,08 pontos em 2014, caiu para 3,05 em 2015. Faltam apenas 3,05 pontos para ficarmos entre os 10 primeiros colocados”, destaca a diretora. Em 2012 e 2013, Penápolis não recebeu a certificação.

Evolução
A análise do Programa Município VerdeAzul se baseia em dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
O prefeito Célio de Oliveira explica que a evolução no ranking reflete o investimento da cidade na área ambiental. “A certificação reconhece a boa gestão ambiental do município, e com ela teremos prioridade na busca de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop) para novos investimentos na área”, explica.
“Os resultados também demonstram a união de esforços do poder público, entre as diversas secretarias, em especial pelas Secretarias de Planejamento; Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis)”, conclui.

Programa
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Município VerdeAzul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.