28 FEV 2016
Campanha contra a tuberculose alerta sobre os sintomas

Entre os dias 1º e 15 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis promove a Campanha de Prevenção Contra a Tuberculose. Neste período, as unidades de saúde do município farão o exame gratuito das pessoas que apresentarem os sintomas da doença. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as unidades básicas e Macros de Saúde.
Todos devem ficar atentos aos sintomas da tuberculose. Tosse há mais de três semanas, emagrecimento, falta de apetite, sudorese noturna e febre são alguns deles. Portanto, qualquer pessoa que apresente esses sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer o exame gratuito da doença.
O objetivo desta campanha é orientar a população sobre os sintomas e detectar os casos da doença de forma precoce, facilitando o tratamento e evitando a transmissão. Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, o diagnóstico precoce é fundamental para a eficiência do tratamento.
“O tratamento contra a tuberculose dura seis meses e é realizado de forma totalmente gratuita pela rede pública de saúde. É feito à base de quatro antibióticos, que devem ser tomados diariamente ao longo do tratamento. O paciente deve seguir corretamente o tratamento, sem interrompê-lo, mesmo que os sintomas tenham desaparecido”, explica o enfermeiro.

A doença
A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Na maioria das pessoas infectadas, os sinais e sintomas mais frequentes são tosse contínua há mais três semanas, cansaço, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, por meio de pequenas gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. Os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.