Quinta-feira, 28 de Março de 2024
01 MAR 2016
Daep realiza 2º Fórum Infantojuvenil do Meio Ambiente nesta sexta-feira

Fórum terá como tema principal o uso racional da água; o debate é voltado para jovens de 12 a 16 anos

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) promove nesta sexta-feira, dia 04, o 2º Fórum Infantojuvenil do Meio Ambiente. O evento será realizado no CEA - Centro de Educação Ambiental do Daep e terá como tema “Água: desafios e soluções para o uso racional”.
O Fórum é voltado aos jovens do 6º ano ao 3º colegial (Ensino Médio), com faixa etária entre 12 e 16 anos. O objetivo é envolver todas as escolas de Penápolis no processo de mobilização em prol ao meio ambiente com o suporte da equipe do CEA, responsável por desenvolver ações voltadas à Educação Ambiental.
Na ocasião, também serão eleitos os membros do próximo Conselho Mirim, com três representantes e os respectivos suplentes para atuar no biênio 2016/2018. O Conselho participa das ações desenvolvidas junto ao Conselho Gestor de Saneamento do Daep dentro da unidade escolar e comunidade.
Os Conselheiros eleitos no Fórum Infantojuvenil do Meio Ambiente tomarão posse no próximo dia 18, durante o 12º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente do Daep que também abordará a temática Água: desafios e soluções para o uso racional.

Participação
O objetivo do Fórum é estimular o debate de propostas para tornar ainda mais efetiva a aplicação das Leis que normatizam o Plano Nacional de Educação, além de contribuir para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente envolvendo o setor público, escolas e comunidade em geral.
Segundo a diretora administrativa e financeira do Daep, Vera Lúcia Nogueira, o tema principal do Fórum sobre o uso racional da água é extremamente importante para ser discutido entre os jovens.
“Temos uma situação privilegiada em Penápolis, por não enfrentarmos problemas no abastecimento de água. Mas temos que investir na preservação e no uso racional da água e, desta forma, evitar transtornos e preservar o direito das futuras gerações a uma vida com qualidade em um ambiente saudável”, afirma.
O 2º Fórum Infantojuvenil do Meio Ambiente e o 12º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente são promovidos pela Prefeitura de Penápolis, Daep, Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado e contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Programação
Confira abaixo a programação do 2º Fórum Infantojuvenil do Meio Ambiente do DAEP:
- 8h: Recepção e café da manhã
- 8h30: Abertura; explanação sobre o que é Projeto Conselho Mirim
- 9h: Depoimentos dos Conselheiros Mirins – biênio 2014/2016
- 9h30: Apresentação da situação hídrica no município de Penápolis, segundo levantamento realizado pelo ecoesportista Dan Robson em 2015
- 10h: Apresentação do trabalho de preservação das nascentes realizado pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado
- 10h30: Divisão dos grupos de debates para elaboração de propostas
- 11h30: Visita à maquete exposta no CEA representando as nascentes, os afluentes, com pontos críticos em destaque sob a orientação da equipe do CEA
- 12h: Almoço servido no local
- 13h: Votação das propostas que subsidiarão a elaboração do projeto que será exposto no 12º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente do Daep
- 14h30: Apresentação dos candidatos ao Conselho Mirim