Sexta-feira, 29 de Março de 2024
03 MAR 2016
Quintal Limpo: Nova mega operação contra Aedes começa amanhã
O lançamento da Operação Quintal Limpo deve contar com a participação dos alunos da rede municipal e estadual

Força tarefa começará pela região dos bairros Sílvia Covas, Esplanada, Pereirinha, Tropical e adjacentes

Os moradores da região dos bairros Sílvia Covas, Pereirinha, Haroldo Camilo Tropical e Esplanada já podem se preparar para o início da “Operação Quintal Limpo - Todos contra o Aedes”. O mutirão de limpeza começa amanhã, dia 04, com o objetivo de eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
O lançamento da campanha será nesta sexta-feira às 07h30, defronte à Escola Municipal Profª Montaha Gibara Ayub ((Avenida Mário Waldemarin, 85 – bairro Haroldo Camilo). O local será ponto de encontro para todos que vão trabalhar na distribuição de panfletos informativos nas residências: estudantes das escolas municipais e estaduais, servidores municipais, integrantes de clubes de serviços e demais voluntários da sociedade civil. O prefeito municipal, Célio de Oliveira, juntamente com todo secretariado municipal, também fará parte do mutirão de visitação.
A cidade foi dividida em cinco áreas; nesta primeira etapa serão atingidos os bairros Sílvia Covas, Osvaldo Vizoni, Gualter Monteiro, Esplanada, Antônio Ferreira, Pereirinha, Haroldo Camilo, Colina Verde, Tropical, Atlântida, Parque dos Girassóis, Portal dos Flamboyans, Residencial Palmeiras, Jardim dos Sonhos, Residencial Dois Irmãos, Jardim Morada do Sol, Vila Ariovaldo e Parque Residencial Santa Leonor.

Funcionamento
Segundo a encarregada da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues, os moradores devem retirar de suas casas todos os materiais que possam acumular água e se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti. “Latas, garrafas, pneus, móveis velhos, qualquer recipiente. Os moradores devem aproveitar essa operação para efetuar uma limpeza em suas residências”, explica.
Os moradores devem depositar todo esse material até o dia 06 de março (domingo), junto à guia de sarjeta para facilitar o recolhimento por meio de máquinas. A coleta será feita durante a semana, entre os dias 07 e 11 (segunda a sexta-feira). Vale lembrar que não serão recolhidos entulhos e podas de árvore.
Os moradores estarão sendo avisados e orientados por meio dos agentes de saúde e saneamento, além de carros de som. “É extremamente importante que os moradores respeitem esses prazos para que a limpeza seja efetiva. Quem depositar o material após o recolhimento estará sujeito à multa. Pedimos a colaboração de todos para o sucesso desta operação”, enfatiza Lucimari.

Outros bairros
A operação de limpeza se estenderá pelos meses de março e abril, atendendo todos os bairros. A cidade foi divida estrategicamente em cinco setores, e será contemplada gradualmente, conforme um cronograma estabelecido pela coordenação. As datas de cada setor serão divulgadas posteriormente.
“Os moradores dos outros bairros devem aguardar a visita dos agentes de saúde e de saneamento, a distribuição de filipetas e demais orientações para efetuar a limpeza das suas casas. Pedimos que todos aguardem, pois a Operação Quintal Limpo chegará a todos os bairros”, esclarece a encarregada.

Casos da doença
Até o momento, Penápolis registra 11 casos positivos de dengue. Os bairros Planalto, Centro, Ana Paula, Pevi, Pevi II, São Vicente registram um caso positivo cada um. O bairro Village tem três casos positivos e a Village Regina, com dois. Não há casos positivos registrados de zika vírus e chikungunya.