Terça-feira, 16 de Abril de 2024
13 MAR 2016
Penápolis receberá R$ 400 mil de recursos do Fehidro

Na tarde de quarta-feira (09), o prefeito Célio de Oliveira assinou convênio para o repasse de cerca de R$400 mil de recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). O evento para assinatura dos convênios contou com a participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Parte dos recursos será destinada ao CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) com mais de R$164 mil; outros R$234 mil serão destinados ao Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).  Segundo o prefeito Célio, esses são recursos importantíssimos para serem aplicados na área de saneamento e meio ambiente.
“Esses convênios são fundamentais para investimentos em melhorias na nossa gestão dos recursos hídricos e para a preservação e manutenção do Ribeirão Lajeado”, afirmou o prefeito.

Ribeirão Lajeado
O Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado será contemplado com recursos de R$164,8 mil. Haverá contrapartida do município na ordem de R$8,6 mil.
Esses valores serão destinados para o projeto de caracterização da mata ciliar, áreas de preservação ambiental, nascentes e usos do Ribeirão nos municípios de Penápolis, Alto Alegre e Barbosa.
Segundo o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, o “Carioca”, a caracterização é fundamental para orientar as estratégias de conservação e preservação do Ribeirão Lajeado.
“Essa é uma avaliação dos resultados de todas as ações já desenvolvidas para a preservação do ribeirão, além de ser um instrumento para a gestão dos recursos hídricos”, explicou.
Ainda segundo o coordenador, desde a criação do CIRL em 1991, só foi feita uma caracterização em 2003. “Após mais de 10 anos, teremos a real situação do ribeirão desde a nascente até a foz, percorrendo os municípios de Penápolis, Alto Alegre e Barbosa. Este é um projeto extremamente importante pois este é o único manancial de abastecimento da cidade”, concluiu.
O projeto de caracterização do Lajeado contempla o levantamento da mata ciliar, identificação das espécies de árvores e identificação das condições das estradas rurais. Também será feita a avaliação das principais nascentes formadoras do Ribeirão, das APP’s (Áreas de Preservação Permanentes) e da qualidade e uso da água.

Informações interligadas
Para a elaboração da Base Geoprocessada, o Daep receberá R$ 234,3 mil. Neste caso a contrapartida é de R$ 155,6 mil. O objetivo do projeto é interligar o sistema de cadastro dos usuários com o sistema operacional das redes de água da cidade. A modernização dos sistemas tem como objetivo reduzir as perdas de água em toda rede.
A diretora administrativa e financeira do Daep, Vera Lúcia Nogueira, explica que Penápolis possui um total 263 km de redes de água, e somente nos três últimos anos, a rede foi expandida em cerca de 10%, devido ao crescimento da cidade.
“Para controlar as perdas de água, há necessidade de investir em novas tecnologias visando o controle operacional do sistema de redes de água. Por meio deste convênio com o Fehidro, será possível integrar as atuais plantas para o sistema georreferenciado”, afirma.
Na prática, a interligação dos sistemas facilitará o atendimento aos usuários, trazendo mais agilidade nos trabalhos e serviços. “Por exemplo: quando for necessário realizar alguma intervenção da rede, saberemos exatamente quais residências serão afetadas, e assim como escolas e unidades de saúde”, explicou ela.