Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
15 MAR 2016
Último dia da Campanha contra a Tuberculose

Termina hoje (15), a Campanha de Prevenção contra a Tuberculose em Penápolis, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Todas as unidades de saúde e as Macros estão fazendo exames gratuitos das pessoas que apresentam os sintomas da doença. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.
Segundo o secretário de Saúde, Alex Marques Cruz, a campanha é uma fase de intensificação na busca pelos sintomas da doença.
“Todos devem ficar atentos a tosse há mais de três semanas, emagrecimento, falta de apetite, sudorese noturna, febre e cansaço. Apresentando esses sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, explica.
O objetivo desta campanha é orientar a população sobre os sintomas e detectar os casos da doença de forma precoce, facilitando o tratamento e evitando a transmissão. O tratamento contra a tuberculose dura seis meses e é realizado de forma totalmente gratuita pela rede pública de saúde. Vale lembrar que o exame está disponível durante todo ano nas unidades de saúde.

A doença
A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Na maioria das pessoas infectadas, os sinais e sintomas mais frequentes são tosse contínua há mais três semanas, cansaço, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, por meio de pequenas gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. Os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.