16 MAR 2016
Quintal Limpo: Prefeitura divulga segunda fase da operação de limpeza
Operação visa auxiliar os moradores no combate ao mosquito que tanto tem ameaçado a saúde pública

A primeira fase, que atingiu bairros de toda zona norte da cidade, retirou aproximadamente 220 toneladas de criadouros do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Penápolis iniciará no próximo final de semana, a segunda fase da Operação Quintal Limpo – Todos contra o Aedes. O objetivo é eliminar todo material que possa se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, evitando uma epidemia na cidade e resguardando a população dessas doenças.
Nesta nova fase, a força tarefa chegará à região dos bairros Tóquio, Distrito Industrial, Eldorado, Santo Antonio, Vila América, Alphaville, Parque Industrial, Cipreste Ville, Residencial Garden Village, Jardim Morumbi, João de Barro, Jardim Paraíso, Jardim Bela Vista, Residencial Santa Leonor, Jardim Panorama, Parque Residencial Ipê, Vila Independência, Vila Fátima, Jardim Premier, Jardim Canadá, Jardim Aeroporto, Vila Popular, Jardim Brasília, Distrito Industrial, Cecap, Jardim São Francisco, Bairro Industrial, Jardim Ercília, Jardim Pôr do Sol e Chácara Recreio Mirage.

Datas
Os moradores devem ficar atentos à limpeza de suas residências. Todo o material deve ser depositado no sábado e domingo, dias 19 e 20 de março, junto à guia de sarjeta para facilitar o recolhimento. O recolhimento dos dejetos começa já na segunda-feira, dia 21.
Segundo a encarregada da Vigilância Epidemiológica, a servidora Lucimari Domingues Oliveira, os moradores devem aproveitar a oportunidade para eliminar todos os criadouros do mosquito.
“Móveis velhos, garrafas, latas, pneus, qualquer recipiente que possa acumular água deve ser descartado. Essa é uma ferramenta para auxiliar os moradores no combate ao mosquito que tanto tem ameaçado a saúde pública. Pedimos que os moradores respeitem os prazos e depositem tudo durante o final de semana, para que o recolhimento seja mais efetivo”, esclarece.
Os moradores também serão avisados e orientados pelos agentes de saúde e de saneamento sobre a operação. Este trabalho começa amanhã, quinta-feira.
Além da distribuição das filipetas com orientações, a população também será avisada por meio de carro de som.
Vale lembrar que não serão recolhidos entulhos e podas de árvore. Esses materiais devem ser descartados nos ecopontos.

Outros bairros
A operação de limpeza se estenderá pelos meses de março e abril, atendendo todos os bairros. A cidade foi divida estrategicamente em cinco setores, e será contemplada gradualmente, conforme um cronograma estabelecido pela coordenação. As datas de cada setor serão divulgadas posteriormente.
“Os moradores dos outros bairros devem aguardar a visita dos agentes de saúde e de saneamento, a distribuição de filipetas e demais orientações para efetuar a limpeza das suas casas. Pedimos que todos aguardem, pois a Operação Quintal Limpo chegará a todos os bairros”, esclarece a encarregada.

Primeira área
A primeira fase da Operação Quintal Limpo recolheu cerca de 220 toneladas de material, na região nos bairros da região norte da cidade, compreendendo o Sílvia Covas, Esplanada, Pereirinha, Tropical, Haroldo Camilo, Colina Verde, Atlântica, Osvaldo Vizoni, Gualter Monteiro, Antônio Ferreira, Parque dos Girassóis, Portal dos Flamboyans, Residencial Palmeiras, Jardim dos Sonhos, Residencial Dois Irmãos, Jardim Morada do Sol, Vila Ariovaldo e Parque Residencial Santa Leonor.