Terça-feira, 23 de Abril de 2024
17 MAR 2016
Programa de bolsas foi possível após Município assumir dívidas da Fundação

Decisão teve de ser tomada pela Prefeitura ainda em 2013, para manter funcionando o importante patrimônio educacional do município

Aproximadamente R$ 9 milhões. Este foi o valor que a Prefeitura de Penápolis teve de assumir a pagar em agosto de 2013 para evitar que a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) fechasse as suas portas à população de Penápolis e da região.
Esta foi a saída encontrada na época, pela administração municipal, para manter funcionando aquela instituição educacional. O montante se refere a dívidas previdenciárias com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), o que impedia a Funepe de receber a Certidão Negativa de Débito.
A falta da certidão impedia a entidade a firmar convênios para a ampliação do número de alunos atendidos, viabilizando seu funcionamento.
“Podemos dizer que este nosso Programa de Concessão de Bolsas de Estudo a Alunos Carentes é como se fosse uma espécie de ‘Prouni Municipal’, que com certeza atrairá mais estudantes para a Funepe, e dará oportunidade de estudo para muitas pessoas que não tem condições de pagar pelo curso. Para muitos é um sonho, certamente”, comentou o prefeito Célio de Oliveira.
Em razão desta ação, a Prefeitura de Penápolis exigiu que o prédio da Funepe, construído quando de sua fundação em 1966 fosse incorporado ao patrimônio do município. “Ao mesmo tempo em que fizemos essa exigência também cedendo as instalações em comodato para que a Funepe pudesse continuar usufruindo normalmente do espaço, como por exemplo alugando as salas para o colégio Anglo, como ocorre há muitos anos”, explicou o prefeito.
“Nosso objetivo é tão somente ajudar a instituição e colaborar para que a cidade continue tendo a oportunidade de contar com cursos de nível superior de qualidade. Que nossos jovens não precisem ir embora para outros lugares a fim de estudar ou que não precisem enfrentar os riscos de pegar estradas diariamente para frequentar uma faculdade”, declarou Célio.
“Acreditamos com certeza estarmos contribuindo para um marco na história da educação universitária em Penápolis, cumprindo assim com o que prometemos em campanha e com o que temos como convicção de ser o melhor para os jovens de hoje e de amanhã”, finalizou ele.