Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
18 MAR 2016
Bairro Santa Leonor ganha academia ao ar livre
O prefeito Célio de Oliveira, acompanhado do Secretário de Obras Dirceu do Valle e demais funcionários, acompanhou a instalação dos equipamentos

A partir de agora, a comunidade do bairro Santa Leonor tem um local para fazer exercícios, preservar a saúde e consolidar novas amizades. E o mais importante, tudo de graça. É que a Prefeitura Municipal de Penápolis finalizou a instalação de uma academia ao ar livre no cruzamento entre as ruas Florentino Sorroche Garcia e Antonio Carlos Correa Café.
A academia do bairro Santa Leonor faz parte da contrapartida oferecida pelo Governo do Estado de São Paulo à cidade, por ter aceitado sediar os Jogos Regionais em 2015. A benfeitoria foi muito elogiada pela população do bairro, que há tempos solicitava os equipamentos. O morador e servidor público Pedro Gomes foi um dos moradores que incentivaram a implantação dos aparelhos.
Para a fixação dos aparelhos, a Secretaria Municipal de Obras implantou uma base de concreto, além de calçada com rampa de acessibilidade. No local também foram plantadas três mudas de árvores. O bairro ainda deverá receber, em breve, a implantação de uma horta comunitária, bem ao lado da academia.
A instalação de academias ao ar livre tem sido uma das marcas da atual gestão municipal.
“Desde 2013, já contemplamos os bairros Esplanada, Santa Terezinha e Pevi. Também receberam os equipamentos o Parque Maria Chica, uma unidade para idosos e outra para portadores de necessidades especiais e o Parque Santa Leonor. Nos próximos meses mais academias serão instaladas”, destaca o prefeito Célio de Oliveira.
“Este é um investimento relativamente baixo que, além do estímulo a prática de atividades físicas, as academias se tornam um ponto de encontro da comunidade, reforçando o convívio dos bairros. Pedimos que a população colabore na manutenção e no bom uso dos aparelhos”, afirma o prefeito.

Aparelhos e Funções
No total foram instalados sete aparelhos no bairro Santa Leonor, com as seguintes funções:

- Esqui Duplo: melhora a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular, equilíbrio de coordenação motora;

- Pressão de Pernas Duplo: aumenta a resistência muscular e fortalece os membros inferiores;

- Surf Duplo: fortalece a musculatura lateral do abdômen;

- Alongador: promove alongamento e relaxamento dos grupos musculares;

- Rotação Vertical Duplo: aumenta a flexibilidade e mobilidade de articulação do ombro;

- Multiexercitador 7x1: trabalha todos os grupos musculares;

- Portadores de Necessidades Especiais: fortalece a musculatura dos ombros.