Sexta-feira, 29 de Março de 2024
20 MAR 2016
Emurpe realiza palestra para moradoras do Residencial Benone Soares
As moradoras aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas e se esclarecer sobre os direitos da mulher

Na última semana, a Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis) promoveu mais uma atividade com as moradoras do Residencial Benone Soares de Queiroz. A ação faz parte do Trabalho Técnico Social, exigido pela Caixa Econômica Federal para os conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida e foi  realizada no Teatro Lúmine.
O evento fez parte de uma comemoração do Dia Internacional da Mulher e, portanto, foi voltado para as mulheres que residem no bairro. Para isso, mais de 100 moradoras assistiram uma palestra da delegada de polícia Maria Salete Cavestré Tondatto. O objetivo foi levar informações e reflexões da situação da mulher na sociedade, tendo em vista a questão da violência doméstica.
A delegada destacou a importância e necessidade de romper com o ciclo da violência ainda vivenciado pela mulher. Também foram apresentados dados sobre a violência doméstica em Penápolis. A delegada mostrou quais os tipos de violência que a mulher pode sofrer e onde pode procurar ajuda e apoio nestes casos.
Segundo a assistente social da Emurpe, Nércia Pereira Alves Ribeiro, o assunto despertou bastante interesse nas moradoras. “Percebemos um grande interesse das moradores que participaram de um debate com a delegada, questionando e esclarecendo suas dúvidas”, afirma.

Trabalho Técnico
O trabalho técnico social é uma exigência do Programa Minha Casa Minha Vida. O objetivo é desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias, por meio de atividades que promovem a inclusão social e produtiva, visando garantir habitabilidade familiar e comunitária, geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do empreendimento. Esse projeto tem duração de 9 meses.
Segundo o presidente da Emurpe, Cláudio Tiradentes, este trabalho é fundamental para garantir a convivência em comunidade. “Temos contato com grande participação dos moradores e a ideia é orientá-los sobre direitos e deveres, sobre o uso saudável e correto de suas moradias, além de sua conservação. Promovemos ações educativas, de lazer e inclusão social”, explica o presidente.

Secom - PMP