Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
29 MAR 2016
Equipes recolhem 280 kg de lixo do Ribeirão Lajeado em ação no “Dia da Água”
As equipe recolheram 280 kg de lixo descartado irregularmente ao longo do percurso do Ribeirão Lajeado

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) finalizou, na última quinta-feira (24), a programação em comemoração ao Dia Mundial da Água. A data foi comemorada, entre outras ações, com um mutirão de limpeza na área do Ribeirão Lajeado, manancial que abastece a cidade de Penápolis. As atividades foram concentradas nos prolongamentos das ruas Altino Vaz de Mello e Augusto Pereira de Moraes.
O evento foi organizado pelo CEA - Centro de Educação Ambiental do Daep, em parceria com o CIRL - Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, Tiro de Guerra, Serviço de Vigilância Epidemiológica, Diretoria de Ensino e as escolas estaduais Profª. Joana Helena de Castilho Marques, e Profª Luíza Maria Bernardes Nory.
Os participantes foram divididos em duas equipes, e ao final da ação recolheram 280 quilos de resíduos descartados incorretamente ao longo do Ribeirão Lajeado.
Além da limpeza nas margens, também foi executada a coleta de lixo descartado inadequadamente dentro do ribeirão, com o auxílio de um caiaque.

Conscientização
No início das atividades, a pedagoga do CEA, Fernanda Marin Campachi, explicou aos alunos sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
“O Ribeirão Lajeado é o único manancial de abastecimento de nossa cidade e todo esse lixo descartado irregularmente provoca sua poluição, além de prejudicar os animais que pastam nesta região”, afirmou a pedagoga.
Na sequência, o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, apresentou o trabalho de preservação das nascentes realizado pelo Consórcio e os estudantes puderam conhecer toda a bacia do Ribeirão Lajeado através de uma maquete.
O evento também contou com a participação da Vigilância Epidemiológica, que alertou sobre a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, com o descarte de lixo em locais irregulares.
Segundo o diretor presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o objetivo do evento foi sensibilizar a comunidade, em especial os estudantes, que são disseminadores de informações, sobre a grande quantidade de resíduos descartados em locais inadequados.
“Precisamos repensar nossos hábitos e mudar nossas atitudes para preservar o meio ambiente, pois esse descarte irregular de lixo traz enormes prejuízos ao meio ambiente. Esta ação demonstra a responsabilidade de cada cidadão em zelar pela sua cidade e pelo ambiente em que vive. Precisamos da ajuda das novas gerações para mudar drasticamente este quadro”, concluiu o presidente Batata.