Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
02 ABR 2016
Cuidados contra H1N1: Santa Casa diminui visitas e suspende estágios para reduzir circulação de pessoas

Medidas são tomadas por recomendações médicas e seguem Protocolo Padrão do Ministério da Saúde

A direção da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis informa, e ao mesmo tempo pede a compreensão da população local e da região, sobre as medidas que visam reforçar o combate à transmissão do vírus da gripe, em especial o vírus H1N1, que tem acometido cada vez mais pessoas em todo o país.
Por conta da necessidade de diminuição do fluxo de pessoas circulando pelo hospital, o que preconiza o Protocolo Padrão do Ministério da Saúde (o qual devem seguir todas as unidades médicas/hospitalares do Brasil), foi determinada a redução temporária do horário de visitas aos pacientes internados, além da suspensão, também temporária, da realização de estágios de estudantes.
A partir de segunda-feira (04/04), o horário de visita na Santa Casa é restrito entre 11h e 13h. Nos casos de visitas na UTI - Unidade de Terapia Intensiva - não haverá mudança. É terminantemente proibida a entrada de crianças menores de 12 anos.
A gestora presidente da Santa Casa, Renata Cristina Vidal, destaca que é uma medida preventiva tomada com base em preceitos médicos, e que visa apenas preservar a própria população, bem como os pacientes em tratamento.
“Nós que administramos o hospital nos referendamos, nestes casos específicos, em opiniões e indicações médicas”, informou ela.
 “E tão logo a situação no país melhore, com a queda nos casos, aos poucos poderemos retomar os horários de visitas mais estendidos, como antes. Precisamos contar com a boa vontade e o bom senso de todos”, reforçou.
 “É praxe, preconizada pelo Ministério da Saúde, tomar providências para que a movimentação de pessoas seja a menor possível dentro de um hospital onde estão em isolamento pessoas em tratamento sob suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave, ou popularmente conhecida como H1N1”, explicou.
“Nos reunimos com nossa equipe de enfermagem, consultamos a diretoria técnica da Santa Casa, que está a cargo do Dr. Ronny Sumer, além de discutir também com a Secretaria Municipal de Saúde e com a direção técnica do Pronto Socorro Municipal. Também buscamos orientações junto à Vigilância Epidemiológica Municipal. Enfim, todos esses profissionais, em consenso, nos auxiliaram na tomada das melhores decisões possíveis para preservação da nossa população”, comentou Renata Vidal.

Pronto Socorro
Da mesma forma, a população deve colaborar para evitar aglomerações no Pronto Socorro Municipal (PS).
O diretor técnico do PS, Dr. Luiz Henrique de Felippe Valente, orienta a comunidade para que, ao se dirigir à unidade em busca de atendimento, que o faça levando o mínimo de acompanhantes, quando possível.
“Como trata-se de um local onde, às vezes, existem muitas pessoas tossindo ou espirrando, próximas umas das outras, pode ocorrer de um acompanhante que não tem sintoma algum, acabar pegando uma gripe por estar neste ambiente”, orientou.
“Principalmente crianças e idosos, caso não estejam doentes, não devem ser levados a um hospital ou Pronto Socorro como acompanhantes. Levem apenas se for para atendimento”, advertiu o médico.