Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
08 ABR 2016
Daep finaliza obras de drenagem na Rua das Quaresmeiras
O Daep instalou 120 metros de tubulação para escoar as águas das chuvas, evitando o alagamento da via

Após a conclusão das melhorias, a Secretaria de Obras executou o recapeamento de um trecho de 500 metros

Nesta semana, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) finalizou a adequação da galeria de águas pluviais da Rua das Quaresmeiras, no bairro Village. O alagamento da via era um problema enfrentado pelos moradores há quase 30 anos e que está sendo resolvido com esta obra.
No local, foi construída uma nova linha de drenagem de 120 metros de tubos de PVC de 40 milímetros. O Daep também instalou mais 04 bocas de lobo (caixas coletoras de água) e adequou outras 12 já existentes. As obras foram realizadas no trecho localizado entre as ruas Maria Alice Waldemarin e Raul Forchero Casasco.
Esse foi um investimento de cerca de R$ 50 mil, com aquisições de tubos e materiais de construção. Os serviços foram executados pelos servidores do Daep.
Segundo informou o diretor presidente do Daep, o engenheiro Edson Bilche Girotto, o Batata, esta região enfrentava grandes problemas no escoamento de águas pluviais, que muitas vezes acabavam invadindo as residências.
“O objetivo da obra é aumentar a captação da água da chuva, oriunda das vias próximas à Rua das Quaresmeiras, assim como dos bairros Del Rey e Alto das Brisas. Assim é possível solucionar o problema de escoamento das águas quando há precipitações intensas no local”, explicou ele.
“Estas obras atendem uma solicitação dos moradores desta rua que enfrentavam diversos problemas com escoamento. Em 2014, o Daep executou uma obra da Rua Raul Casasco a fim de melhorar a drenagem na Rua Leandro Ratisbona de Medeiros. O trabalho também acabou culminando no excesso de vazão na galeria da Rua das Quaresmeiras e com esta obra, o problema esta sendo solucionado”, afirmou.

Recapeamento
Após concluída a instalação da galeria, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços executou o recapeamento do mesmo trecho na rua das Quaresmeiras. Na tarde de quarta-feira, dia 06, o prefeito Célio de Oliveira conferiu as melhorias no local.
“Conseguimos resolver este problema antigo de drenagem da rua, que muito prejudicava os moradores, com alagamentos e inundações nas suas residências. Apesar das dificuldades financeiras que o poder público vive, conseguimos finalizar a obras e recapear toda a via”, destacou o prefeito.
De acordo com o secretário de Obras, Dirceu Araújo do Valle, foram recapeados 500 metros da via, em um total de 4 mil metros quadrados.
“Além do recapeamento, a Secretaria Municipal de Obras construiu uma caixa de contenção de águas pluviais próxima ao bosque localizado nesta rua, também para conter o escoamento”, conclui.