Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
10 ABR 2016
Novos profissionais recebem certificados de “Carroceiro Cidadão”
Prefeito Célio de Oliveira e presidente do Daep, Edson Bilche Giroto, Batata, entregaram certificados, coletes e habilitações aos carroceiros

A terceira turma de profissionais que passou pela formação do Projeto Carroceiro Cidadão, recebeu os certificados de capacitação no último dia 07.  A entrega ocorreu em solenidade simples em frente ao Paço Municipal, com a presença do prefeito municipal, Célio de Oliveira, de além de entregar os certificados aos carroceiros, também parabenizou a todos pela iniciativa de participar do projeto.
O curso foi realizado no dia 04 de abril no anfiteatro do CEU das Artes, com uma turma de 9 inscritos; todos receberam informações quanto à educação ambiental (descarte adequado de entulhos e outros resíduos), saúde animal e noções de trânsito urbano com veiculo de tração animal. A partir daí, os participantes estão aptos para desenvolverem suas atividades dentro das normas de segurança exigidas.
A realização é da Prefeitura de Penápolis, por meio do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto). Estão envolvidos setores como Centro de Educação Ambiental - CEA, Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Governo e Gestão Participativa.
Com esta última turma, o município já conta com 47 pessoas capacitadas, com suas carroças emplacadas, e com porte da Carteira de Habilitação emitida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana.
Como nos outros dois curso anteriores, os carroceiros receberam gratuitamente dois coletes de identificação, de cor laranja e com a inscrição “Carroceiro Cidadão”. Com estes coletes, a população pode identidicar e contratar de forme consciente, os profissionais que estão aptos a exercerem a função com responsabilidade.
Todos receberão ainda o amparo gratuito para consulta com médico veterinário da Prefeitura, visando zelar pela saúde dos cavalos e éguas de trabalho.

Valorização
De acordo com o prefeito Célio de Oliveira, essa é uma iniciativa do governo municipal para a valorização da atividade dos carroceiros de Penápolis.
“Já estamos na terceira turma de capacitação, e o intuito é aumentar a quantidade de pessoas cadastradas, a fim de valorizar a categoria. Esperamos que a comunidade em geral contrate estas pessoas que estão capacitadas e beneficie quem está devidamente treinado para exercer um bom papel”, comentou ele.
Ainda segundo o prefeito, o projeto contribui com a limpeza da cidade, e auxilia o meio ambiente.

Satisfação
O carroceiro José Ferreira, que há mais de 40 anos trabalha nesta função em Penápolis, disse que ficou muito satisfeito em participar do curso.
“Eu me sinto muito bem. Nós todos aprendemos coisas muito boas, que vão ajudar a melhorar nosso serviço. Trabalhei a vida toda com a carroça, mas sempre temos coisas pra aprender na vida. Estou muito contente em ser carroceiro cidadão”, comentou Ferreira, ao colocar pela primeira vez seu colete laranja.
“Agora vou andar pela cidade com esse uniforme e todas as pessoas vão saber que eu fiz o curso e estou trabalhando de acordo com os ensinamentos”, afirmou ele satisfeito.