Terça-feira, 16 de Abril de 2024
12 ABR 2016
Terceira etapa da Operação Quintal Limpo começa no próximo final de semana

Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, terá início no próximo fim de semana, a terceira etapa da Operação Quintal Limpo. Esta fase abrangerá parte da região central da cidade, além de bairros como Vila Paulista, Planalto, Aparecida e Residencial Gimenes.
Nas duas regiões onde a operação já foi concluída, foram recolhidos cerca de 460 toneladas de materiais que poderiam acumular água e se tornar um criadouro do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Nesta nova fase, a força tarefa chegará à região central, Vila Gardim, Vila Paulista, Vila Rocha, Vila Santos, Jardim Shangri-lá, Edejama, Residencial Paula Pereira, Altimari, Jardim Boa Vista, Residencial Florença, Vila Aparecida, Vila Peres, Vila Matheus, Jardim Ipiranga, Planalto, Vila das Fábricas, Residencial São Francisco, Jardim Pevi II, Jardim Tinô, Jardim Pevi, Residencial Rosa Alberton, Residencial Gimenes e Residencial Benone Soares de Queiroz.

Funcionamento
Os moradores destes bairros devem ficar atentos às datas da Operação. Sábado e domingo, dias 16 e 17, a população deve realizar uma limpeza em suas casas, retirando todo objeto que possa acumular água (pneus, garrafas, móveis velhos). Até domingo, este material deve ser depositado junto à guia de sarjeta para facilitar o recolhimento.
Já na segunda, dia 18, os caminhões iniciam a coleta dos materiais. Vale ressaltar que não serão recolhidas podas de árvore e entulhos de construção, pois estes materiais devem ser descartados diretamente nos ecopontos espalhados pela cidade.
Os moradores serão avisados e orientados pelos agentes de saúde e de saneamento sobre a operação. Além da distribuição das filipetas com orientações, a população também será avisada por meio de carro de som.
A operação de limpeza se estenderá pelos meses de março e abril, atendendo todos os bairros. A cidade foi divida estrategicamente em cinco setores, e será contemplada gradualmente, conforme um cronograma estabelecido pela coordenação. As datas de cada setor serão divulgadas posteriormente.

Boletim epidemiológico
Até o dia 06 de abril, foram registrados 21 casos positivos de dengue. A cidade ainda tem dois casos suspeitos de zika vírus e cinco casos suspeitos de chikungunya, todos aguardando o resultado de exames.
Segundo levantamento do Serviço de Vigilância Epidemiológica, houve uma diminuição nos focos do Aedes aegypti. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, a redução se deve ao trabalho de fiscalização e orientação dos agentes de saúde e saneamento.
“O trabalho casa a casa, de vistoria foi intensificado nos últimos meses, com o objetivo de evitar novos casos das doenças transmitidas pelo Aedes. Com a parceria do Governo do Estado, os agentes têm trabalhado todos os sábados, além da rotina diária, o contribuiu para a redução dos focos do mosquito”, explica.
“Porém não podemos nos descuidar, pois o mosquito está cada vez mais perigoso, transmitindo o zika vírus e a chikungunya. Com o trabalho do poder público e o apoio da população, esperamos não enfrentar uma nova epidemia da doença”, conclui o secretário.

Secom - PMP