Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
15 ABR 2016
Exame confirmou zika em mulher de 63 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica, confirmou o primeiro caso positivo de zika vírus. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O primeiro caso ocorreu em uma mulher de 63 anos, com confirmação da doença por exame, colhido em laboratório particular. A paciente recebeu tratamento médico em rede particular e evoluiu bem, sem sequelas.
A mesma vem sendo monitorada pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica. Este é um caso autóctone, ou seja, contraído na própria cidade.
A partir do primeiro caso positivo, o protocolo do Ministério da Saúde determina que o diagnóstico seja feito através de análise clínico epidemiológica. Isso significa que não será necessário exame laboratorial para a confirmação da doença.
Segundo o protocolo, os pacientes que apresentarem exantema, ou seja, manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de febre, hemorragia conjuntival (sangramento ocular), e dor em várias articulações, já serão considerados como positivos. Por isso, os pacientes que apresentarem todos estes sintomas devem procurar atendimento médico para o diagnóstico clínico epidemiológico.
A Secretaria Municipal de Saúde já convocou reunião com os enfermeiros de todas as unidades básicas de saúde para abordar o protocolo do Ministério da Saúde sobre o zika vírus, seu diagnóstico e demais cuidados.

Prevenção e bloqueio
A partir da confirmação deste caso, o Serviço de Vigilância Epidemiológica iniciou o bloqueio e controle dos criadouros em uma área de 500 metros em torno do local de registro do caso positivo da doença. Apesar do Ministério da Saúde preconizar o bloqueio em um raio de 200 metros, a Prefeitura decidiu ampliá-lo para eliminar todos os criadouros.
Em um raio de 200 metros do local, a Vigilância fará o bloqueio e controle químico com a nebulização de inseticida. Toda a equipe da Vigilância está escalada para trabalhar no bloqueio e controle de criadouros.

Aedes
O principal método para a prevenção da doença é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e chikungunya.
Penápolis já trabalha a prevenção desde o início do ano, com a intensificação das visitas domiciliares, bloqueios de casos positivos de dengue, além de ações educativas.
Os agentes de saúde e de saneamento trabalham aos sábados desde o início do mês de março, através da parceria com o Governo do Estado na Campanha "Todos juntos contra o Aedes aegypti". Segundo o chefe da Vigilância Epidemiológica, Vlademir Marangoni, é necessária atenção máxima na eliminação dos criadouros.
“Contamos com o apoio da população para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito. Estamos com a Operação Quintal Limpo em funcionamento e pedimos que a comunidade se una com o poder público evitando a proliferação de doenças como o zika vírus, a dengue e a chikungunya”, esclarece.