Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
21 ABR 2016
Saúde ministra palestra sobre prevenção da gripe a servidores
O médico apresentou aos servidores os cuidados para evitar a proliferação da doença

Na última terça-feira, dia 19, os servidores do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) participaram de uma palestra sobre prevenção da gripe, principalmente quando causada pelo vírus H1N1. A palestra foi ministrada pelo médico do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Samir Subhi Salous.
Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o objetivo da palestra foi orientar e informar os servidores corretamente sobre a doença. “Na ocasião, os servidores puderam tirar suas dúvidas e conhecer as medidas efetivas para a prevenção da gripe”, destacou.
O médico apresentou aos servidores o quadro epidemiológico do município, alertando para os cuidados para evitar a proliferação da doença. “Temos que enfatizar que as principais medidas de prevenção da doença são os cuidados básicos com a higiene, seja no ambiente de trabalho ou em suas casas”, afirma Samir.
“Um dos cuidados mais básicos, não só para evitar o contágio da gripe, mas de uma infinidade de doenças, é a lavagem periódica das mãos. Mas é preciso lavar bem, com água corrente e sabão, fazer espuma, e esfregar entre os dedos, esfregar próximo às unhas. Isso é fundamental. Um aliado na higienização é o uso de álcool gel a 70%”, explica.
Outra importante medida de prevenção é manter os ambientes arejados e ventilados. “As pessoas devem procurar manter a casa, ou seus ambientes de trabalho, escolas, academias, entre outros locais de permanência, sempre com janelas abertas, permitindo ventilação e entrada e sol, de preferência. Circulação de ar é importante, principalmente se houver muitas pessoas juntas”, alertou.

Confira outras medidas que evitam a transmissão:

• Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento.

• Uso de álcool gel para higienização das mãos.

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

• Manter os ambientes bem ventilados.

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.

• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

*(Com informações de http://www.cve.saude.sp.gov.br)