Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
26 ABR 2016
1ª Etapa da vacinação contra gripe começa neste sábado

A 1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa no próximo sábado, dia 30 de abril. Neste dia, será realizado o Dia de Mobilização, mais conhecido como Dia D de Vacinação. A aplicação da vacina é bastante aguardada pela população devido à proliferação de casos de síndrome respiratória aguda grave, provocada pelo vírus Influenza A – H1N1. A campanha seguirá até o dia 20 de maio.
Seguindo o que determina a Secretaria de Estado da Saúde, nesta 1ª etapa, a ser iniciada no dia 30 de abril, serão vacinadas apenas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados e indígenas.
No dia 30 de abril, sábado, Dia D de Vacinação, todas as unidades de saúde de Penápolis serão postos de vacinação contra a gripe. Estas unidades permanecerão abertas das 7h às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação.
Durante os dias da semana (de segunda a sexta-feira), a vacina contra Influenza estará disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 07h às 17h. A vacinação é gratuita.
Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, cada dose da vacina Influenza é composta por três tipos de vírus inativados: Influenza A - H1N1, Influenza A - H3N2 e Influenza B.

Outras etapas
Na 2ª etapa da vacinação, que começará a partir do dia 09 de maio, além dos grupos prioritários da primeira etapa, poderão ser vacinadas também as pessoas com 60 anos de idade ou mais.
Já na 3ª etapa, marcada para iniciar em 16 de maio, devem se vacinar as pessoas portadoras de doenças crônicas, mediante indicação médica ou receita do medicamento do qual faz uso, devido à doença crônica. A apresentação da comprovação médica é fundamental para a aplicação da vacina.
Neste caso podem se vacinar os portadores de doenças respiratórias crônicas, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes mellitus tipo I e II em uso de medicamento, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados, portadores de trissomias como síndrome de Down.

Cobertura
A meta desta campanha é vacinar 80% da população alvo. Em 2015, Penápolis atingiu apenas 59,02% do seu público alvo, tendo em vista que a população era resistente à vacinação contra a gripe.
Das 13.760 pessoas que deveriam ser vacinadas, apenas 8.121 compareceram nas unidades de saúde para se proteger contra os vírus que causam a gripe.
No ano passado, as puérperas representaram a maior cobertura, com 92,39%, seguidas pelos trabalhadores de saúde com 84,83% e gestantes com cobertura de 80,86%.
Entre as crianças, foram vacinadas apenas 55,03% de um total de 3.193. Já nos idosos, apenas 4.996 se preveniram com vacina, de um total de 8.914, representando somente 56,05% do total.
O enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira de Almeida, alerta para a importância da vacinação, principalmente pelos casos de síndrome respiratória aguda grave causados pelo vírus Influenza A – H1N1.
“Essa é uma vacina muito importante para a saúde da população, pois ajuda a reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza, como sempre fizemos questão de destacar”, destaca.

Casos
De acordo com casos do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, há 30 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode ser causada pelo Influenza A - H1N1, assim como por outros tipos de vírus. Há três óbitos aguardando o resultado de exames.
Vale destacar que, segundo o protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, só são notificados os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave que passaram por internação em ambiente hospitalar.
Todos os exames são colhidos em Penápolis, enviados para o Instituto Adolpho Lutz de Araçatuba, que por sua vez os envia para o Instituto localizada em São Paulo. Nos casos de SRAG, a comprovação é feita somente pelo Instituto Adolpho Lutz, laboratório oficial da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Conforme determinação do Ministério da Saúde, pessoas com exames positivos para o vírus H1N1, colhidos em laboratórios particulares, mas que não desenvolveram a Síndrome Respiratória Aguda Grave e não foram hospitalizadas, não integram os dados estatísticos.