29 ABR 2016
Vacinação contra gripe começa amanhã

Começa neste sábado, dia 30, a 1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Devem se vacinar nesta fase: pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados e indígenas.
Amanhã, será realizado o Dia de Mobilização, mais conhecido como Dia D de Vacinação. Todas as unidades de saúde de Penápolis estarão abertas das 7h às 17h para atender a comunidade. É necessário levar a carteirinha de vacinação.
Durante os dias da semana (de segunda a sexta-feira), a vacina contra Influenza também estará disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 07h às 17h. A vacinação é gratuita.
Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, cada dose da vacina Influenza é composta por três tipos de vírus inativados: Influenza A - H1N1, Influenza A - H3N2 e Influenza B.

Etapas
Conforme anteriormente divulgado, a campanha seria dividida em três etapas, porém a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo modificou o calendário na última quarta-feira, dividindo a vacinação em apenas duas etapas.
Com a alteração, na 2ª etapa da vacinação, a ser realizada a partir do 16 de maio, devem se vacinar as pessoas portadoras de doenças crônicas, mediante indicação médica ou receita do medicamento do qual faz uso, devido à doença crônica. A apresentação da comprovação médica é fundamental para a aplicação da vacina.
Neste caso podem se vacinar os portadores de doenças respiratórias crônicas, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes mellitus tipo I e II em uso de medicamento, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados, portadores de trissomias como síndrome de Down.

Orientação
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, a vacina é segura e não causa gripe.
“A vacina é composta por vírus inativados, e por isso não provoca a gripe, como algumas pessoas acreditam. A vacinação é segura, inclusive para as gestantes”, esclarece.
“Um exemplo de sua eficácia é a redução de complicações em idosos. Estudos apontam que em idosos foi identificada uma redução de 56% das doenças respiratórias, 53% de redução de pneumonias, 50% de eficácia para evitar hospitalização e 68% de eficácia para evitar a morte”, afirma o secretário.