03 MAI 2016
Campanha contra gripe já vacinou 38% do público alvo
Grande parte da população aproveitou o Dia D para se vacinar contra a gripe

Novas doses da vacina devem chegar até quarta-feira, dia 04 de maio

O início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza demonstrou grande procura por parte do público alvo em Penápolis. Até ontem, segunda-feira, dia 02 de maio, 38,4% do público alvo já havia se vacinado, de um total de quase 14 mil pessoas. Aproveitando o Dia de Mobilização, realizado no último sábado, dia 30 de abril, muitas pessoas procuraram as unidades básicas de saúde da cidade.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, as doses foram suficientes para vacinar todas as pessoas que procuraram as unidades básicas de saúde.
“O lote de vacinas recebido pelo município foi o suficiente para atender a população no sábado, Dia de Mobilização, quando tivemos uma grande procura por parte do público alvo”, explica.
“Agora aguardamos um envio de um novo lote de vacinas para podermos regularizar a falta de doses no decorrer da semana. Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, até a tarde desta quarta-feira, dia 04, a situação estará completamente regularizada e com doses para todo o público alvo”, afirma o secretário.
Alex Marques orienta para que a população tenha paciência e calma durante a campanha.
“Assim como em outros municípios, Penápolis recebeu somente uma parte da quantidade de vacinas necessárias. A justificativa do Ministério da Saúde é que o Instituto Butantan, responsável pela fabricação da vacina, não conseguiu produzi-la em quantidade suficiente para atender todas as cidades ao mesmo tempo, mas que as doses continuam sendo produzidas e remetidas aos municípios”, esclarece.

Etapas
Vale lembrar que nesta primeira fase da Campanha de vacinação devem ser vacinados os idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados e indígenas.
Na segunda fase, com início em 16 de maio, devem se vacinar as pessoas portadoras de doenças crônicas, mediante indicação médica ou receita do medicamento do qual faz uso, devido à doença crônica. A apresentação da comprovação médica é fundamental para a aplicação da vacina.
A vacina contra gripe é considerada segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, como internações ou mortes.  Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações.